sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A FAMÍLIA SENTIMENTOS II – Conhecendo melhor...

Depois de sair daquela ilha onde moravam, a ilustre família dos sentimentos recebeu a visita de um recenseador que começou seu trabalho de levantamento de dados pela informação do estado civil de cada um dos seus membros.
A Riqueza foi a primeira a responder que era casada com o Materialismo, e tinha gerado três filhos: a Soberba, a Prepotência e o Interesseiro.
A Alegria era casada com o Êxtase e foi quem teve o maior número de filhos: três meninas, a Felicidade, a Empolgação e a Animação, e dois meninos, o Sorriso e o Entusiasmo.
A Tristeza teve no seu casamento com o Pessimismo também três filhos, o Azarado, o Chorão e a Antipática.
A Vaidade gerou com seu marido o Soberbo, duas meninas, a Independente e a Competição, e dois meninos, o Menosprezo e o Egoísmo. Poderia ter tido um neto pois o primogênito Egoísmo cresceu e casou-se com a Futilidade, mas logo separou-se para viver somente para si mesmo.
A Sabedoria ficou solteirona, mais tinha um papel importante na família e concentrava sua maior atenção nas sobrinhas Maturidade e Experiência.
O Amor também não se casou, mas viveu sempre em comunhão com o Criador. Eram tão ligados que cada um estava no outro. Assim sendo ele participou da criação de todas as coisas e permanecerá para sempre, como o patriarca da família.
O Amor adotou porem, três moças: a Paz, a Salvação e a Prosperidade. Apesar de adotadas estas moças davam-se bem com toda a família, eram admiradas e procuradas, mas nem sempre bem entendidas, apesar da opinião favorável a respeito delas da tia Sabedoria. Assim preferiam estar sempre por perto da Felicidade e de sua mãe Alegria, que melhor as compreendiam. Procuravam não reagir quando a Riqueza, a Tristeza e a Vaidade, que, influenciadas por seus maridos e filhos, mantinham uma forte e violenta rejeição tanto a elas quanto ao pai adotivo Amor.
Um grande amigo do Amor, foi namorado de suas três filhas adotadas e acabou casando com a Salvação. Trata-se do Perdão que fez questão de convidar a todos pessoalmente e com especial atenção para aquelas que não se davam bem com as irmãs da sua futura esposa, mas mesmo assim a Vaidade, seu marido e filhos não foram ao casamento.
O recenseador ficou admirado com o desdobramento e extensão da família e resolveu não continuar o seu questionário, pois realmente estava convencido de que esta era uma ilustre e peculiar família, devendo ser tratada com uma atenção abrangente e significativa para o conhecimento de todo o ser humano, muito além da simples informação estatística.

Em 30.10.09 Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário