quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Textos selecionados - Crônicas inéditas


OS NÚMEROS DA VITÓRIA RIO 2.016
Os espanhóis, derrotados pelo Rio na decisão, ganharam a rodada inicial com 28 votos, contra 26 dos cariocas. Tóquio teve 22 e Chicago acabou eliminada, com 18.Após a eliminação de Chicago, todos os votos menos um foram para o Rio, que começou assim a sacramentar a vitória. Na segunda rodada a cidade venceu com 46, contra 29 de Madri. A capital japonesa acabou fora, com 20.A rodada final acabou com "goleada" do Rio de Janeiro sobre Madri, com 66 a 32, e a cidade terá a honra de receber o evento pela primeira vez na América do Sul em toda a história. Em 02.10.09

OS TRUNFOS POLÍTICOS DO PRESIDENTE

O nosso Presidente, que recuperou em alto estilo a sua popularidade graças a curtíssima memória popular que já deletou o seu apoio às corrupções no comando do senado e ao grupo subversivo-rural MST, tem agora como seus trunfos principais a POLÍTICA INTERNACIONAL, a POLÍTICA SOCIAL e a POLÍTICA ECONÔMICA (desde os biocombustíveis, à vitória contra a crise e a bandeira do petróleo do Présal).São fortes trunfos eleitorais que ele conta serem suficientes para eleger sua ministra DILMA como sua sucessora. Acredito que teria maiores possibilidades de conseguir este intento se ele apoiasse o aliado esperto chamado Ciro Gomes. Isto porque a figura da ministra ainda é popularmente fraca e a oposição irá fatalmente explorar o seu passado de longa militância nas organizações de esquerda que combatiam a ditadura militar sem abrir mão das táticas de guerrilha. Dilma Vana Roussef Linhares, foi figura de destaque no livro: MULHERES QUE FORAM À LUTA ARMADA (Editora Globo, 1998), segundo matéria de Luiz Maklouf Carvalho no site da Folha Online de 21/06/05, onde pode-se conhecer os detalhes de sua atuação considerada como a de uma guerrilheira. Ela é mineira, nascida em 1947, filha de búlgaro naturalizado e da Professora Dilma Jane Silva da nossa cidade serrana de Friburgo. Com as prisões do regime militar veio para o Rio com o então marido Cláudio Galeno de Magalhães (hoje separado e morando em Cuba), onde ensinou Marxismo para uma célula comunista denominada Colina e escreveu artigos para o jornal "Piquet". Participou do Congresso de Mongaguá (SP) onde foram criados grupos de resistência guerrilheira e estava na nossa cidade, Teresópolis, quando houve o chamado "racha dos sete" com Carlos Lamarca à frente. De 1970 à 1973, quando esteve presa boa parte junto com José Dirceu, foi chamada pelo então Procurador Militar de "Joana D'Arc da subversão, conforme explícito na matéria mencionada.Meus leitores deste jornal blogueiro vão concordar que este não é, para os nossos dias de luta pela paz "sem espadas" e com fé em Deus, um currículo que ajude uma candidatura, apesar de não termos nada contra a pessoa e a atuação da Ministra e ter aplaudido a sua vitória contra o câncer.
Voltando a análise do título da crônica, ao meu ver a concentração naqueles trunfos traz uma subestimação das áreas de saúde, segurança e educação que precisam de uma inclusão maior nas prioridades de governo, pois também serão bandeiras de forte oposição.Como na minha última crônica, vamos aguardar o rumo das campanhas e o resultado das eleições ao qual exponho desde já minha opinião franca e sincera, sem ofensas nem partidarismos.
Em 30/09/09 Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário