quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Crônicas inéditas - textos selecionados

NO DIA DO PROFESSOR, MINHA HOMENAGEM ATRAVÉS DE PEQUENO TESTEMUNHO SINCERO E BEM-HUMORADO.


Nossa carreira, nos dias atuais, é vista como um sacerdócio próprio para alguns abnegados que vivem com uma remuneração baixa, quase ridícula. Mas, discordo desta interpretação estereotipada, considerando que aqueles que a desenvolvem buscando a mínima formação necessária – pós-graduação em seu nível básico, mestrado – trabalhando com gosto e amor pelo que fazem, chegam a lecionar em níveis superiores em boas Instituições de Ensino e acumulam proventos suficientes para sua plena inclusão social, apesar de não corresponderem ainda ao patamar da mais justa retribuição. Outros se incluem no caso dos colegas que tem a delicada vocação de se concentrar no ensino fundamental e médio, podendo, com mais dificuldade, alcançar nível de vida semelhante. É preciso também, em todos os casos, durante a carreira estar sempre se reciclando e acompanhando as mudanças sócio-econômicas.
Isto feito, todos os colegas podem ao menos atingir, como eu em meus aproximados 40 anos de carreira docente, um nível de qualidade de vida suficiente para ser completado com os valores interiores essenciais, firmados na crença e obediência ao Deus Criador que nos trás a consciência humana do que nos concerne enquanto estivermos neste mundo.
Porem, isto não significa que podemos ter PROFESSORES de carreira – excluindo desta relação os profissionais de empresas que lecionam para completar seus orçamentos, apesar de trazerem uma experiência produtiva para as Instituições - que possuam estas três características (ao menos nunca conheci algum destes, se você conhece, informe-nos):

- falar baixinho, com voz pequena, mansa e macia;
- ser tímido, incluído de verdade no grupo dos introvertidos;
- SER RICO.

Assim, espero que em mais uma data de HOMENAGEM AO PROFESSOR não haja nenhum colega que tenha vontade de dar uma resposta como a que dei uma vez, para depois combater aquele nosso estereótipo, quando me perguntaram, quando estava pensativo no pátio de uma Faculdade:

- O senhor é professor? Respondi com seriedade:
- Não, sou triste assim mesmo...

Em 14/15.10.09 Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

OS EFEITOS SOCIAIS DOS EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL

O impacto destas conquistas do nosso país como sede tanto de copa do mundo de futebol, como da olimpíada do Rio de Janeiro, precisa ser dimensionado e previsto, pois pode ser maior e mais amplo do que se espera. Não se trata somente do legado que as obras obrigatórias de infra-estrutura vão deixar – o que é motivo de preocupação com base do que não houve no pan-americano do Rio. Mas importante e relativo é a empolgação que pode levar a sociedade brasileira para uma transformação educacional dos seus costumes tão pretendida e almejada.Pode ser um pouco de ingenuidade projetar um desejo da população de não fazer feio diante da opinião internacional que estará de olho no Brasil e, particularmente, no Rio. O que as autoridades governamentais deixaram de fazer até hoje, pode ganhar este grande impulso para a modificação de hábitos errados e maus costumes do povo, chamando a atenção para isto.Outro aspecto a levar em consideração se refere à promoção e publicidade gratuita que vamos ter em todo o mundo, gerando não só turismo como empregos, antes, durante e depois dos eventos. Se grande parte da população nem pensa nisto por ser hoje um tanto teórico, vai perceber quando se refletir objetivamente nas melhorias dos serviços públicos e de seus próprios rendimentos e oportunidades de trabalho.De qualquer forma, a expectativa é excelente. Devemos fazer votos para que tanto a autoridade governamental como a população faça a sua parte para que todo pais entre num novo paradigma de qualidade de vida que nossa sociedade vem aspirando a tanto tempo. Saber dividir os ganhos do processo é outra parte essencial. E tudo isto por meio de um instrumento sadio que é o esporte, desde que ganhe também um crescimento da sua admiração pelas camadas pobres, incluindo as que fariam parte dos marginais em potencial, alem dos que vão praticar e administrar, usando seus recursos físicos, financeiros e intelectuais para fazê-lo com satisfação. Um bom exemplo é tudo, e todos os ingredientes para alavancar nossa sociedade na direção em que já estão as mais desenvolvidas do planeta estarão na pauta destes eventos esportivos de interesse global.
Em 11.10.09 Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário