segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Crônicas Inéditas e textos selecionados ou adaptados

O PESO RELATIVO E OS ENFARDOS DA VIDA

Um conferencista falava sobre gerenciamento da tensão diante dos problemas da vida. Levantou um copo com água e perguntou à platéia:
- Quanto vocês acham que pesa este copo d'água?
As respostas variaram entre 20 g e 500 g. Ele balançou a cabeça e disse:
- Se o seguro por um minuto, tudo bem. Se o seguro durante uma hora, terei dor no braço. Se o seguro durante um dia inteiro, você terá que chamar uma ambulância ou um ortopedista para mim.
Isto demonstra que mesmo sendo o peso exatamente o mesmo, quanto mais tempo passo segurando-o, mais pesado vai ficando.
Relacionando a situação com os pesos que todos nós carregamos na vida, concluímos que se o fazemos o tempo todo, mais cedo ou mais tarde não seremos mais capazes de continuar, pois a carga vai se tornando cada vez mais pesada.
É preciso largar o peso ou o copo e descansar um pouco antes de segurá-lo novamente. Temos que deixar nossas cargas de lado, periodicamente, sem que isto represente falta de responsabilidade. Ninguém é independente nesta vida, e muitas vezes precisamos de um parceiro (a) para dividir muito mais o tempo em que carregamos um fardo da vida do que seu peso específico.
Isto feito, alem do alívio que temos, nos torna capazes de continuar caminhando com saúde física e psicológica na vida. Deixa-nos, também, um conselho direto sobre estes fardos:
- Não carregue seu trabalho para casa. Antes de você voltar para casa deixe este peso num canto. Você poderá recolhê-lo amanhã. Assim você estará se lembrando de que: A vida é curta e pode ser aproveitada com equilíbrio e de acordo com suas forças e as dos seus parceiros!
Outros conselhos mais antigos, registrados na Bíblia nos lembram:
- O sábio Salomão no último capítulo do livro de Eclesiastes estava querendo mais passar uma noção a respeito deste assunto do que fazer um desestímulo aos estudiosos quando disse: "Demais, filho meu, atenta para o limite de fazer livros, pois o muito estudar é enfado da carne".
- Jesus também se preocupou com os que não soltavam seus fardos que cada vez se tornavam mais pesados e disse em Mateus 11.28-30: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei". Sabendo da teimosia e/ou ignorância de muitos completou se fazendo parceiro deles, trocando o nosso jugo pelo Seu, especial, divino e único que pode neutralizar o fator tempo que torna tudo mais pesado como vimos, dizendo: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". E com o restante de sua missão, Ele mostrou que o seu amor acima da nossa compreensão é o que torna relativa, suave e leve nossas tarefas em qualquer tempo, seguindo o seu divino conselho.

Em 19.10.09 Prof. Angelo M. Moreira da Rocha (partindo de idéia lançada no site: Paulo Lacava &amigos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário