terça-feira, 3 de novembro de 2009


A Família Sentimentos III – Conhecendo um pouco mais...

Apesar da profundidade dos motivos que levaram o primeiro recenseador a não concluir sua pesquisa sobre a peculiar família dos sentimentos, um segundo pesquisador resolveu atualizar os dados da ilustre família e, ao menos, acrescentar informações sobre as profissões dos seus principais membros.
O lar da Tristeza modificou-se. Influenciada por suas sobrinhas Desesperança e Enfermidade que tanto disseram que seu casamento não daria certo, a Tristeza separou-se do Pessimismo – que, aliás, achou ter sido uma decisão muito natural e já esperada - e passou a morar com o Sofrimento, um velho amigo. Mesmo com este mau exemplo na família, seus filhos animaram-se e casaram respectivamente o Chorão com a Depressão e a Antipática com o Desânimo. Desta última união resultaram duas netas gêmeas para a Tristeza: a Indecisão e a Ansiedade.
O Egoísmo casou-se de novo, desta vez com a Solidão e, apesar das aparências de um casal tão distante, teve, enfim, o neto que a Vaidade tanto queria. O menino foi batizado como nome apropriado de Cativeiro, e tiveram que fazer duas festas de batizado: uma reservada só para uma pequena parte da família sentimentos e outra onde a Vaidade convidou desde o presidente Lula, seus Ministros e os prováveis candidatos a próxima eleição até o Pelé, numa solenidade de alto luxo.
A “cegonha” também visitou o lar do papai Perdão e da mamãe Salvação. Nasceu a Vida Eterna, uma linda menina de olhos permanentemente azuis e já com cabelos dourados.
Quanto às profissões, o ganha pão de cada família, o pesquisador descobriu que o Sofrimento é proprietário de uma casa funerária, onde consegue lucros bem pequenos. A Riqueza vive de renda e sustenta marido e filhos. A Alegria administra um buffett de festas e conta com a participação de toda a sua família no negócio, estando em fase de sucesso crescente. A Vaidade é cronista social de um grande jornal e vive com dificuldade, pois sustenta marido, filhos e neto.
A Sabedoria é professora de pós-graduação de Ciências Humanas e tem uma empresa de consultoria muito requisitada.
O que mais impressionou o pesquisador foi o fato de que a parte da família que mais trabalha era a que menor quantidade de bens e rendimentos tinha. Era um grande trabalho voluntário liderado pelo Amor com a participação do Perdão, da Paz e da Salvação. Ficou confuso para ele o fato deles não passarem por nenhuma necessidade, parecendo que Alguém os protegia e os sustentava. E cada vez mais suas missões eram mais intensas e desenvolvidas com desprendimento e altruísmo a toda prova. Contavam sempre com a presença de uma das filhas e dos filhos da Alegria – a Felicidade, a Empolgação, a Animação, o Sorriso e o Entusiasmo – quando não aparecia em sua casa para colaborar com eles o próprio pai das crianças, o Êxtase. A mascote do grupo – a “recém-nascida” Vida Eterna – ainda não participava dos trabalhos, mas já era uma certa esperança de atuação constante no futuro.
Assim o segundo recenseador também encerrou seus trabalhos sem completar todos os dados, mas com uma inteira certeza de ter valido a pena tornar mais atualizadas as informações do seu colega ao qual estava ansioso de transmitir os resultados importantes do seu levantamento. Tinha convicção de que a partir destes conhecimentos sobre a família sentimentos, sua vida não seria a mesma.

Em 03.11.09 Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário