domingo, 13 de dezembro de 2009

NO DIA DA BÍBLIA, UMA CONTROVÉRSIA COM A CIÊNCIA

Fato ocorrido em 1892, verdadeiro e integrante de um conjunto de biografias contidas em compêndio da época, livro a respeito da ciência e seus cientistas, nos relata o seguinte:
Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia um livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia aberta no livro de Marcos.
Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do ancião e perguntou:
- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?
- Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus, inspirada por Ele desde os primórdios dos tempos usando mais de 40 autores de diversas épocas que escreveram e descreveram assuntos extremamente coerentes e concordantes. Estou errado?
- Mas é claro que está. Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.
- É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia, fizeram alguma experiência concluída com sucesso comprovado?
- Bem, respondeu o universitário, teria muito para lhe dizer, mas como vou descer na próxima estação que está chegando, falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência, pois o senhor está precisando ler e ficar mais bem informado.
O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário.
Quando o jovem descia os degraus da saída do trem, leu o que estava escrito no cartão e parou de repente. Ficou imobilizado e com o rosto vermelho, sentindo-se pior que uma ameba. Só saiu do trem porque os outros passageiros que iam saltar naquela estação reclamaram dele e o empurram para fora. Na plataforma, ficou olhando para o trem saindo da estação e leu de novo cabisbaixo o cartão que acabara de receber daquele senhor onde estava escrito antes do endereço:
"Professor Doutor Louis Pasteur, Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França".
Alem de inúmeras vacinas e da fundação do Instituto Pasteur em Paris, foi ele quem criou um processo de purificação do leite conhecido por sua causa como pasteurização. Foi Pasteur também quem disse a frase: "Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."
Outro grande cientista mais antigo e não menos conhecido – Galileu Galilei – quando provocado pelos religiosos do seu tempo, que tanto o desagradavam por perseguir seus inventos e sua pessoa, respondeu ao questionamento sobre a existência ou não de Deus, da seguinte forma:
"O mundo, a natureza, funciona como um relógio, tem que haver um Relojoeiro".
A grande maioria dos cientistas dos nossos dias tem a consciência de que alguns mistérios da vida Deus nos dá a conhecer somente pela fé, que dispensa, impede comprovação científica e é desenvolvida pela Sua carta de amor ou manual do fabricante que é a Bíblia. Outros são revelados pessoalmente a algumas pessoas da forma e no tempo que Ele determinar. E os demais que não temos acesso apesar da evolução tecnológica, são reservados exclusivamente no pleno conhecimento Dele que é onisciente, onipresente e onipotente.

Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário