domingo, 27 de dezembro de 2009

AS VELOCIDADES DAS TRANSFORMAÇÕES NA INTERNET PARA 2.010 IMPRESSIONAM.

Os meios de comunicação, a informática e a Internet estão globalizando e mudando cada vez mais nosso mundo...
As pessoas estão usando cada vez mais o acesso para a Internet. Neste mesmo ano mais de 106 milhões de usuários estavam registrados no MySpace.
Hoje, no limiar do ano de 2.010, há mais de 50 milhões de usuários no Orkut. Se o MySpace fosse um país seria o 11º maior do mundo, entre o Japão e o México e o Orkut o 24º maior país do mundo, entre Itália e a Coréia do Sul.
Também se constatou que, hoje, são feitas 2,7 bilhões de perguntas ao Google a cada mês. Um profissional de informática fez a seguinte pergunta pitoresca:
- A quem as pessoas perguntavam A.G. – antes do Google?
A verdade é que estamos vivendo tempos exponenciais da informática. Você sabia que o número de mensagens texto transmitidas todos os dias excede a população do planeta que está em torno de 6,6 bilhões de pessoas?
Estudos prevêem que em 2.010 o conhecimento humano, em especial no campo tecnológico, dobrará a cada 72 horas. Isto significa que todo profissional precisa se atualizar sempre e saber que a informação está cada vez mais nos meios digitais. Fibras óticas de 3ª geração, recentemente testadas pela NEC e ALCATEL, conduzem 10 trilhões de bits por segundo num único fio. Isto equivale a 1.900 CDs ou a 150 milhões de ligações telefônicas simultâneas a cada segundo. A cada seis meses este número triplica.
Já existem cabos e fibras suficientes para tudo isto, o que se faz hoje é apenas melhorar as conexões e o custo dessas melhorias é praticamente zero.
Assim, tudo está indicando que, em muito breve, talvez até ainda neste ano de 2.010 que está começando, o papel eletrônico estará mais barato que o papel real.
No ano passado foram comercializados 47 milhões de laptops no mundo e já está pronto nos EUA um projeto de fornecer a partir de 2.010 entre 50 a 100 milhões de laptops por ano a US$ 100 para crianças dos países em desenvolvimento. Há previsões que em 2.022 haverá no mercado da informática um supercomputador que alguns dizem poder exceder a capacidade computacional do cérebro humano.
Este último dado eu coloco em suspeição, primeiro porque Deus nos fez com um cérebro de tal capacidade operacional que fosse bem suficiente para poder comandar um corpo de funcionamento complexo e quase perfeito. Se a criatura chegar ao ponto de construir máquinas de tal magnitude, acredito que o Criador mandará de volta Jesus para modificar ou acabar com este mundo, levando os que são Dele para a Sua eternidade.
Voltando às difíceis previsões tecnológicas vamos admitir que nos próximos 15 anos um computador custando aquele preço estará disponível para aumentar consideravelmente a capacidade computacional de toda espécie humana. O que tudo isso significa?
Simplesmente que mud@nç@s @contecem! Atenção para onde chegaremos!

Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário