quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CRÔNICAS DE NATAL

Logo após o nascimento deste Blog, em 26 de setembro de 2.009, postamos TEXTOS ATUAIS - CRÔNICAS INÉDITAS (por aqui) e um SEGUIDOR pediu por duas vezes para postar novos textos/crônicas e prometemos atender. Escrevemos de lá para cá muitas crônicas no Blog mas não nos referimos a este atendimento ao que foi requerido. Aproveitamos a motivação destes dias antecedentes ao NATAL, para pagar esta "dívida" em dose dupla de CRÔNICAS DE NATAL, como fiz naquela oportunidade:

1 - A ESTELINHA VERDE
 

Existem bilhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis, de vários tons e muito brilho.
Um dia, elas procuraram o emissário de Deus e lhe disseram:
- Senhor, gostaríamos de viver um bom tempo na Terra entre os homens.
- Após a devida consulta, o anjo garantiu: assim será feito e Deus mandou conservar todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer para a Terra.
Conta-se que, naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas. Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a terra ficou maravilhosamente iluminada.
 

Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.
Por que voltaram? Perguntou o anjo emissário de Deus, a medida que elas chegavam ao céu, e acrescentou: entenderam que o lugar de vocês é aqui no céu ?
É verdade, responderam, a Terra é um lugar do transitório, daquilo que passa, daquele que cai, daquele que erra, daquele que morre, nada é perfeito lá. O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece.
Depois que chegaram todas as estrelas e conferindo o seu número, o anjo responsável falou de novo:
Mas está faltando uma estrela. Perdeu-se no caminho? Outro anjo que estava perto retrucou:
Não foi isto, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há limite, onde as coisas não vão bem, onde há luta e dor.
Mas que estrela é essa perguntou o emissário de Deus?
É a Esperança. A estrela verde. A única estrela dessa cor que restou pois as demais o Filho Amado de Deus as deixou com os homens, quando por lá esteve. E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só.
A Terra estava novamente iluminada porque havia uma estrela verde renovada no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a Esperança, pois Deus já conhece o futuro, e a Esperança é própria da pessoa humana, própria daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que, a respeito do por vir, só pode mesmo ter muita FÉ e ESPERANÇA.

Mantenha ESTA ESTRELINHA EM SEU CORAÇÃO, A ESPERANÇA, A SUA ESTRELA VERDE, NÃO DEIXE QUE ELA FUJA, E NEM SE APAGUE. TENHA CERTEZA QUE ELA ILUMINARÁ O SEU CAMINHO, como fez com os Reis Magos para levá-los também ao NASCIMENTO DE JESUS que o mundo todo se lembra mais nestes dias, na ESPERANÇA de que o melhor ainda está por vir...


2 - AS ÁRVORES QUE SONHAVAM

Havia, no alto de uma montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que queriam ser depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas, disse: "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros, e para este propósito me disponho a ser cortada".
A Segunda olhou para o riacho e suspirou: "Eu quero ser um grande navio, para transportar reis e rainhas".
A terceira árvore olhou o vale e disse: "Quero ficar aqui no alto e crescer tanto que as  pessoas ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus".
Anos passaram e, certo dia, três lenhadores, nada ecológicos, vieram e cortaram as três árvores, ansiosas por serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir nem entender sonhos, muito menos de árvores... Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformadas num cocho coberto de feno para os animais.
A Segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando gente e peixes todos os dias.
E a terceira mesmo sonhando ficar no alto da montanha, acabou em grossas vigas e  colocada de lado num depósito.
E as três se perguntavam desiludidas e tristes: "Por que isto ?"
Numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, uma jovem mulher (Maria) colocou seu bebê (Jesus) recém-nascido naquele cocho de animais e, de repente a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo e estava realizado o seu sonho.
A Segunda árvore anos mais tarde, fez parte do transporte de um homem, que acabou dormindo no barco. Quando a tempestade quase afundou o nosso pequeno barco, este Homem (Jesus) levantou-se e repreendeu a tormenta ordenando a quietude das águas. E, num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei do céu e da terra e lembrou-se do seu sonho.
Tempos mais tarde numa Sexta-feira a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e Jesus foi pregado nela. Sentiu-se horrível e cruel. No domingo seguinte o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela.
As árvores tinham tido sonhos... Mas a sua realização fora mil vezes melhor e mais sábia do que haviam imaginado. Quem sabe nós podemos comparar esta estória com as desilusões precipitadas que temos basicamente por não perceber o que Deus tem para nós. Salomão em Provérbios 14.8 nos diz que a grande “sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho”. Ainda temos que saber esperar porque também a palavra de Deus nos diz que "tudo pode cooperar para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito". E a vontade Dele nos surpreende sempre pela nossa pequena percepção da complexidade de Seus planos e a nossa grande ignorância a respeito do que é melhor para nós.





Nenhum comentário:

Postar um comentário