terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A RELIGIÃO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL DE HOJE

Abindo um parêntese nas CRÔNICAS DE NATAL e demais mensagens de FÉ e AMOR À DEUS que junto com BONS PRINCÍPIOS é o mais importante para nós, independente de doutrina e ritos RELIGIOSOS, vamos aproveitar uma matéria cujos créditos vamos mencionar ao final para exclarecer o que está acontecendo neste importante campo social em nosso país.
Quem são os protestantes - ou evangélicos que para nós é um termo desgastado pela indevida abrangência que tem tido - brasileiros?
A sua maioria - de 60 a 70% - é pentecostal. O termo se refere à descida do Espírito Santo na passagem denominada de o Pentecoste na Bíblia, quando os discípulos de Jesus receberam RENOVAÇÃO de poderes. Isto significa em nossos dias sair um pouco do tradicionalismo do protestantismo de Martinho Lutero em favor de um desenvolvimento espiritual mais carismático.
Convenciounou-se classificar os pentescostais em três grupos:
1) Os primeiros ou pioneiros que surgiram na primeira metade do século XX - como Assembléia de Deus e Congregacional ou Congregação Cristã do Brasil;
2) Os que surgiram nas décadas de 1950/60 - que considero como pentecostais equilibrados - como Deus é Amor, Brasil para Cristo e Igreja Missionária Evangélica Maranata;
3) Os que surgiram nas décadas de 1970/80 - que considero como pentescostais modernos ou neopentescotais, tendendo ao desiquilíbrio - como a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus.
O termo neopentecostal, apesar de consagrado, dá margem a certas confusões. Nem todas as centenas de novas denominações pentecostais que surgem são neopentecostais. O termo "neo" se refere à forma de ser pentecostal ao extremo tendendo ao desiquilíbrio conforme mencionamos, e não ao tempo em que surgiu a Igreja apesar deste ser um dos referenciais mais genéricos.
Este crescimento de centenas ou mais de Igrejas Protestantes Neopentecostais deve-se ao fato da nação brasileira caminhar para uma modernidade globalizada e consumista, na qual a RELIGIOSIDADE das soluções mágicas e imediatas encontrou larga aceitação. Como resultado disto, a religião que MAIS CRESCE NO BRASIL HOJE é aquela que resolve os problemas individuais e distribui benefícios simbólicos ou psicológicos imediatos ou celestiais, mas que tem pouco a dizer à sociedade. Seus efeitos políticos ainda são, em sua maioria, eleitoreiros e corporativistas. As atividades sociais que ela promove não obtêm impacto significativo na coletividade. Ela compõe a paisagem, mas não interage com profundidade nem chega a imprimir uma nova mentalidade ou transformação tão necessária ao progresso espiritual.
Esta é a forma com que vejo e proclamo desde o início deste Blog a respeito do meu desgosto pela RELIGIOSIDADE, já tendo chegado ao ponto de considerá-la o MAL DESTE SÉCULO. 
A maior parte desta crônica em que não menciono como sendo minha opinião, pertence a um colega nordestino autor do livro 'Protestantismo, Democracia e Violência, Prof. ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR, com quem comungo minhas idéias e análises.       

2 comentários:

  1. O mal deste século é a violência contra criança, a pornografia em desenhos, abusos contra mulheres, a matança de filhos no ventre e a falta de respeito com as pessoas, esse é o mal deste século.

    ResponderExcluir
  2. O mal deste século não é o crescimento das igreja neopentecostais mas sim: a falta de espiritualidade, amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo. As raízes deste mal começou quando Roma deu inicio a uma religião paralela ao judaísmo usando de artifícios mundanos como poder, dinheiro, fama, e distorção das escrituras originais do hebraico e aramaico para crescerem e difundir no mundo como a primeira religião mãe que Cristo fundou na terra. Primeiro:Cristo não fundou sistema nenhum religioso nem credenciou apóstolos seus para está na liderança de religiões sistema humano cheios de heresias tais como:idolatria, farisaísmo, paganismo,espiritismo e etc.Fica uma alerta: sai da Matrix povo brasileiro que deseja ir morar com Cristo depois desta.

    ResponderExcluir