quarta-feira, 2 de junho de 2010

PORQUE OS PAÍSES SÃO DIFERENTES?

Investigações demonstram que a diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade.
Isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que têm mais de 2.000 anos e ainda são muito pobres. Por outro lado, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Islândia (independente em 1965), que apenas 150 anos atrás eram desconhecidos (a Islândia de hoje era só território herdado dos vikings, disputado por Dinamarca e Finlândia), hoje são países desenvolvidos e ricos.
A diferença entre países pobres e ricos tampouco está nos recursos naturais disponíveis. O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. Este país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados.
Outro exemplo é a Suíça, que não produz cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano (único período de estações temperadas, menos frias). Não obstante isto produz laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que oferece uma imagem de segurança, ordem e trabalho, transformando-o no caixa-forte do mundo.
Executivos de países ricos que se relacionam com países pobres evidenciam que não existe diferença intelectual realmente significativa.
Tanto a raça como a cor da pele tampouco são importantes. Imigrantes qualificados como preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos.

Afinal: Onde está, então, a diferença?

A diferença é a atitude das pessoas (não confunda com altitude senão a Bolívia e outros não seriam pobres), moldada no decorrer dos anos pela educação e pela cultura. Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constata-se que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

1. A ética, como princípio básico.
2. A integridade.
3. A responsabilidade.
4. O respeito às leis.
5. O respeito pelos direitos dos demais cidadãos.
6. O amor pelas pessoas e pelo trabalho.
7. O esforço para economizar e investir.
8. O desejo de superar.
9. A pontualidade.

Nos países pobres, apenas uma minoria segue esses nove princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco. Somos pobres porque nos falta atitude, nos falta vontade para cumprir e assumir esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

SOMOS ASSIM POR QUERER TOMAR VANTAGEM SOBRE TUDO e TODOS;
SOMOS ASSIM POR VER ALGO QUE ESTÁ MAL E DIZER: “DEIXA COMO ESTÁ, NÃO TEM GEITO MESMO”.
DEVEMOS TER ATITUDES E MEMÓRIA VIVA, SÓ ASSIM MUDAREMOS O BRASIL DE HOJE, NA ESPERANÇA VERDADEIRA E NÃO DEMAGÓGICA DE SER UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO. DE ENTENDER QUE A FALTA DE PRINCÍPIOS É A RAIZ DA MISÉRIA.

Isto sem deixar de lembrar que:
- Os pensamentos geram atitudes.
- Atitudes geram hábitos.
- Hábitos geram um estilo de vida.
- Estilo de vida é o reflexo do caráter.
- O caráter de um povo é o reflexo daquilo que ele pensa e acredita, o que forma sua moral e sua fé.
- Quem está no governo são nossos representantes, por isto, não pensam diferente.
- Nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos.

Prof. Angelo M. Moreira da Rocha – adaptado de texto do quase "chará" Jorcelangelo L. Conti

2 comentários:

  1. Prof. Angelo,

    É interessante desmistificar que os países ricos são assim por causa da idade, recursos naturais, diferença intelectual ou de raça.

    E concordo que uma boa atitude coletiva pode melhorar uma sociedade inteira?

    Mas não se pode generalizar o que se observa nos meios políticos, empresariais e/ou marginais como sendo característica da toda a sociedade. Por isso discordo que a sociedade brasileira é corrupta e sem princípios.

    Alguns dos motivos listados como sendo característicos dos países ricos com certeza são enganosos.

    Não foi por causa da ética, integridade, respeito aos direitos dos demais ou amor pelo trabalho que esses países ficaram ricos, mas, mais provavelmente, por explorar os outros, de uma forma bem egoísta, por valorizar mais competitividade do que a solidariedade.

    Abraços,
    Vicente (vicente.sales@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Só mais uma "carona" no que disse o Vicente.Já percebemos que os paises ricos são todos do hemisfério norte! Exceção da Austrália e Nova Zelândia que na verdade cujo povo é 100% descendente da Inglaterra. Outros que são sustentados e até pertencem (são estados)aos paises ricos tais como Havai, Porto Rico, algumas ilhas do Caribe, etc.
    Não há pais rico de origem ( que não seja sustentado) no hemisfério Sul e nos trópicos.
    Uma pesquisa interessante. TEm haver com competitividade e solidariedade e outras coisas.

    ResponderExcluir