sábado, 23 de janeiro de 2010

NUMA SIMPLES RESPOSTA, UMA DEDUÇÃO VOCACIONAL

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a cena que vai ser descrita e comece a se colocar nela para enquadrar sua vocação através de um dado objetivo e, ao final, aprender uma nova lição a respeito na ótica de um experiente professor desta e de outras matérias afins.
Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente poucas nuvens, chega o professor para fazer, como quem não quer nada, a pergunta:
- Será que vai chover hoje?
- Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas: - o pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo, está predisposto a afirmar positivamente, defender a realização de um evento, do seu produto, etc.
- Se a resposta for "espera aí, estou pensando em outra coisa"... então a sua área é Marketing: - o pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando...
- Se você responder "sim há uma boa probabilidade"... você é potencialmente da área de Ciências Exatas, como Engenharia, Matemática, Estatística: - o pessoal das Ciências Exatas está sempre disposto a transformar o universo em números.
- Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos: - uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outras ocorrências e na relatividade complexa do ser humano.
- Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é do tipo do profissional da área de Contabilidade: - o contador sempre confia mais nos dados especializados no que nos próprios olhos...
- Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuva": - então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de “tempo”, mudança dos índices, decisão do governo e o conseqüente sobe e desce da bolsa de valores e do câmbio.
- Se a sua resposta for “não pense nisto, não podemos nos molhar”, seu potencial está concentrado na Medicina e na Psicologia: - áreas preocupadas com prevenção, prognósticos e todas as relações positivas para nossa sadia integração ao meio ambiente, atentando também para as influências psíquicas.
– E se você reagir dizendo: "O que você sente? Dependendo da sua fé você pode ver o céu estrelado ou uma nuvem preparando uma chuva bem esperada ou seródia, mas sempre trazendo bênçãos para o campo." Este é o homem de carreira eclesiástica podendo, com os estudos próprios, chegar ao pastorado.
- Se você responder: Qual o programa atualizado para atender estes casos? Está aí mais um dos Analistas de Sistemas, aqueles que vão se aprofundar na informática além das "viagens", distrações e comunicações.
- Se você responder “não tenho dados suficiente para examinar direito e lhe responder” você pertence a um primeiro grupo de Administradores, Gerentes que terão uma carreira de sucesso com grande possibilidade de chegar a cargos de diretorias. - Agora, se você responder somente e sinceramente "não sei"... deverá se enquadrar num segundo grupo de Administradores, também com chances relativas de sucesso mas pouca possibilidade de chegar aos cargos de maior responsabilidade de comando.
É interessante, mas a prática nos mostra que, de cada 100 pessoas, só três tem a coragem de responder como estas duas últimas da forma de “não tenho dados” ou "não sei", quando realmente não sabe ou não pode responder. Os outros 97 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, ao menos fazer uma tentativa, arriscar alguma coisa seja ela qual for e para qualquer situação, reduzindo a sua complexidade em um simples palpite e não uma decisão. Não sei ou não posso responder, é sempre uma resposta que economiza, em muitos casos, o tempo de todo mundo, e predispõe os envolvidos a conseguirem dados mais concretos e analíticos antes de tomar uma decisão que precisa ser correta por menos importante que seja. Parece simples, mas estas respostas do tipo "não sei/não posso responder" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa, na administração de empresas ou qualquer outro nível de chefia e liderança, porque será?
Eu, para ser coerente com este conselho sincero, ainda "não sei", por não ter ainda agrupado os devidos dados com a profundidade suficiente para um professor que deve ir além da simples constatação da insegurança dos que não dispõem do conhecimento devido tanto na área técnica administrativa como na psicológica e social, mas estou buscando e analisando dados para responder de forma melhor e mais completa em breve...
Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário