sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

AFINAL O QUE ESTÁ ESQUENTANDO OU ESFRIANDO NO MUNDO?

O tema da atualidade é a DEFESA DO MEIO AMBIENTE ameaçado pelo AQUECIMENTO provocado pelo EFEITO ESTUFA. Países se reúnem para tratar do assunto como na última cúpula do clima que a Organização das Nações Unidas realizou em Copenhague e, com extrema dificuldade, chegaram a mínimos resultados de comprometimento de poucos países, como o nosso, que não são os principais causadores do que dizem está ESQUENTANDO o planeta terra e derretendo as geleiras dos pólos norte e sul.
Outros estudiosos dizem que nunca houve tanta neve, nevasca, tempestades, alagamentos, furacões e tornados, uma instabilidade inédita do tempo tão generalizado que já se esqueceu até de culpar um tal casal el Ninho e el Ninha. Por isto acreditam estar havendo ESFRIAMENTO no nosso universo.
Já outros, aos quais me incluo, tendem a analisar nosso futuro global pelo aspecto ESPIRITUAL, segundo o qual as duas correntes podem ser atendidas, pois está havendo tanto um ESQUENTAMENTO como um ESFRIAMENTO. Explico, o importante é saber o que e onde está acontecendo estes dois fenômenos. Começando pelo esfriamento, podemos observar na recente época da maior comemoração cristã que é o NATAL, onde se procura lembrar da importância espiritual da vinda de Jesus Cristo ao mundo para todos nós. O que se verificou foram sinais claros de esfriamento pelo desânimo e retração daqueles que pela fé costumavam a aproveitar ao máximo a época, na qual a maioria das pessoas está sensibilizada pela data escolhida para o aniversário de Jesus. Por outro lado cada vez mais está esquentando a figura do Papai Noel, a necessidade consumista condicionada pelo mercado, comércio em particular, alem das luzes e dos banquetes, onde o principal são os "comes e bebes". Na virada do ano, a reunião das famílias em casa ou junto com os membros de suas Igrejas cristãs para ultrapassarem mais um período do calendário anual em oração agradecendo a Deus o ano passado e demonstrando confiança no novo período que começaria, também demonstrou um certo esfriamento. Já a comemoração com fogos, bebidas, danças e alegrias de todos os tipos – naturais e artificiais – pelo menos se mantiveram aquecidas e exageradas nos desejos que deixavam transparecer serem somente uma expressão verbal sem firmeza nem comprometimento prático ou ético.
Estas lembranças para nós não precisam ser acompanhadas de estudos culturais, sociais ou estatísticos, pois nada mais são do que a confirmação de que o final dos tempos está chegando e JESUS ESTÁ SE PREPARANDO PARA VOLTAR.
Contanto que não tenhamos conseqüências mais sérias, nos cabe analisar e saber responder "a todo aquele que nos pedir razão da esperança que há em nós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor (reverência e santo temor), com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra nós, fiquem envergonhados os que difamam o nosso bom procedimento em Cristo". (1ª Pedro 3. 15,16). Afinal também a Palavra do Senhor nos estimula a sermos pacificadores e ter a nossa moderação conhecida de todos os homens, apesar do legítimo e amoroso desejo de passar ao nosso semelhante àquilo que já nos fez muito mal e o que hoje nos faz tanto bem.

Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário