segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NOSSA LUZ SOBRE A POLÊMICA DA CIRCUNCISÃO

Acompanhando as boas colunas do jornalista Hélio Schwartsman da Folha de São Paulo, encontrei a poucas semanas atrás a sua opinião no que chamou de Guerra de circuncisão. Vou transcrever a parte principal desta coluna para depois acrescentar a minha visão sobre o assunto:
"Na Europa e nos EUA, jornais não cessam de debater a circuncisão (corte e retirada do excesso de prepúcio do penis de crianças recém-nascida adotado pelo povo judeu desde a antiguidade). O pretexto é a decisão de uma corte alemã de considerar que a realização do procedimento por razões não médicas constitui uma forma de lesão corporal sendo, portanto, punível criminalmente. A sentença revoltou as comunidades judaica e islâmica da Alemanha.
De minha parte (atesta aquele cronista), como bom judeu ateu, poupei meus filhos desse cruento ritual primitivo, mas não pretendo que minhas escolhas pessoais sejam universalizáveis.
Os militantes anticircuncisão mais aguerridos a equiparam à excisão do clitóris, mas a comparação é enganosa. A clitorectomia tem o objetivo de fazer com que a mulher não sinta prazer no ato sexual. As repercussões da circuncisão masculina são bem menos dramáticas. Assemelham-se mais a marcas de outros ritos iniciáticos como tatuagens e escarificação. Há até trabalhos sugestivos de que ela traz benefícios, como a redução do risco de câncer e DTS (aspectos higiênicos também são incluídos).
Esses, entretanto, me parecem argumentos secundários. O que está realmente em jogo aqui é até que ponto pais podem tomar decisões em nome de seus filhos. E eu receio que, mesmo admitindo que por vezes os genitores não fazem as escolhas mais sábias, não temos outro caminho que não confiar a eles a tarefa de cuidar dos rebentos. Não dá para interferir a todo instante nessa relação com a mão pesada e impessoal do Estado.
É preferível reservar a intervenção, que pode ser legítima, para situações mais graves, nas quais a vida ou a saúde da criança estejam seriamente ameaçadas. Pais são, por razões evolutivas, os melhores guardiães para seus filhos."

Respeitando, como  fiz em outra oportunidade,  a origem e crença do amigo jornalista, quero, antes de colocar algum elemento que considero uma luz sobre o assunto da circuncisão, dizer que acredito que você seja mais agnóstico do que ateu. Isto porque me parece evidente a sua rejeição às religiões principalmente pela intenção de formação de grandes conglomerados que usam de todos os expedientes para conquistar adeptos e impor suas doutrinas e rituais. Neste aspecto estou de pleno acordo contigo, dentro do que já reiterei neste Blog, considerando a religião como o mal do século. No entanto eu sou cristão porque para mim isto significa um estilo de vida exclusivamente com um grande amor a Deus, fé em sua existência e prática de princípios coerentes com isto.
Dito isto, o primeiro raio de luz vem do que Moisés na peregrinação do povo judeu, registrou em Deuteronômio 30.6: "O Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas."
Isto significa a importância e supremacia dos valores interiores a uma marca corporal externa. Mais adiante, Paulo que nasceu em Tarso mas foi criado em Jerusalem, deu seu testemunho de que era um homem carnal que confiava na circuncisão física, seguidor da lei e perseguidor do povo de Deus. Trocou tudo isto pelo sublime amor de Deus que o marcou quando do conhecimento de Seu filho Jesus Cristo, fazendo-o declarar em Romanos 2.28,29: "Porque não é judeu que o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente (origem e sentimento), e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens (como aquelas religiões impostas), mas de Deus."     

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HOMENAGEM AOS MÉDICOS, NOSSO TIME DA SAÚDE

Atrasado em um dia, vamos homenagear os profissionais preparados para uma missão importante de combater doenças, aliviar as dores e, quando não se pode curar, sempre se poderá remediar e consolar. Este é o MÉDICO, os "craques" que formam o nosso plantel, durante os variáveis e relativos 90 minutos da nossa vida. Em todo este Blog, desde o início em 2.009, registrei por aqui as fotos dos nossos queridos MÉDICOS, como componentes do nosso TIME DA SAÚDE, acrescentando uma característica ou particularidade bem humorada sobre eles. Evitei nomeá-los, mas esta regra no nosso Blog já foi revogada - sem interferência dos julgamentos históricos dos exelentíssimos Drs. Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski... Desta forma vou antecipar os próximos reforços do TIME DA SAÚDE que serão devidamente registrados e que se referem aos Drs. Paulo Figueiredo e Victorino A. Sepulcri, adiantando também que existe uma curiosidade nestes novos "craques" de posições diferentes (especialidades), aguardem.
Para não ficar somente em mencionar nossa forma de não esquecer de vocês doutores, vou repetir uma oração que considero importante em suas atividades que já mencionei no ano passado ou no anterior:
 
Ó Mestre, eu te agradeço porque me entregaste a missão de exercer a medicina, restituir a alegria de viver às pessoas que me são confiadas a qualquer dia, momento e lugar. Ofereço-te a minha vocação de servir à sociedade como instrumento de Tua providência. Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz. Ó Deus da vida, ilumina-me e faça de mim um mensageiro de misericórdia e esperança. Que no final de cada jornada eu possa celebrar o renascer da vida, fruto do trabalho e entregar-lhe as situações da minha limitação quando não tiver êxito. Que o Espírito Santo Consolador esteja comigo, pois eu sei que nem sempre é possível para mim curar, mas consolar sim, sempre. Senhor meu Mestre, que vieste trazer vida e vida em abundância, nada sendo impossível para Ti, torna-me um instrumento de Tua misericórdia. Amém. Obrigado, Senhor!

Prof. Angelo M. Moreira da Rocha  

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

NO DIA DOS MEUS COLEGAS MAIS UMA HOMENAGEM


O dia do professor é comemorado em 15 de outubro. Esse profissional, durante seu período de formação, passa a desenvolver algumas habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino. Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá. O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula. Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos. A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63. Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.

A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc. A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.

Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação que pode se estender pela pós-graduação e pesquisa.

Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos que passam por um longo período escolar de vários anos. Só através dos professores obtém condições necessárias à sua cultura e a formação de bons profissionais que tanto o país precisa. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido, fazendo com que eles não fossem mais objeto de piadas... 

Prof. Angelo M. Moreira da Rocha – adaptado de original da pedagoga Jussara de Barros.

domingo, 7 de outubro de 2012

FIZEMOS "BOCA DE URNA"

Como aconteceu nas últimas eleições, fiz literalmente BOCA DE URNA nesta eleição. Alem de falar muito do candidato especial responsável pela eleição, ofereci notas de dinheiro brasileiro, dólares e também usei cheques (cópias destes instrumentos de compra de votos estão abaixo).
A única diferença que me possibilitou não ser preso é o fato de que me referi a OUTRA ELEIÇÃO, na qual VOCÊ E EU já fomos eleitos. Você perguntaria:
- Então para que fazer esta BOCA DE URNA?
Responderia que muitos não sabem que eleição é esta, que foram eleitos e outros NÃO TOMARAM POSSE. Que adianta ser eleito e não tomar posse?
- E quem é este candidato especial responsável pela eleição? você indagaria
Ele é o Criador dos céus e da terra que enviou seu delegado e filho unigênito, Jesus Cristo, para garantir A QUALQUER PREÇO nossa eleição que Ele estabeleceu antes da fundação do mundo.
Assim, eu apenas transmiti na oportunidade em que quase todo o nosso país elege representantes, esta VERDADE. Mostrei de certa forma o DIPLOMA que recebi pela MARCA DA PROMESSA na Assembléia dos Santos anjos. E também informei que nosso mandato é eterno enquanto estivermos neste mundo. Após, nos juntaremos aos que tomaram posse de sua eleição para vivermos em outra pátria, a defenitiva CIDADE SANTA e conhecer de perto Aquele responsável pela nossa eleição, o Seu representante que, providenciando tudo, tornou-se o primogênito dos escolhidos que também possuem o selo do ESPÍRITO SANTO.