sexta-feira, 3 de junho de 2011

O PIOR CEGO (TESTEMUNHO DE UM GRANDE OFTALMOLOGISTA)


Conta-se que o Dr. Moura Brasil alcançou muito cedo, por raro mérito, a celebridade e a fortuna. Ele sabia reunir a ciência à sabedoria como poucos. Nele o cérebro do médico era capacitado e o coração do homem compadecido. Inúmeros foram os doentes que, por suas mãos, recuperaram o dom de ver o mundo, a natureza e tudo mais.Nem todos talvez merecessem este milagre. Entretanto, em sua bondade, o mestre não entrava no mérito da questão quando colocava em prática sua capacidade profissional. Assim de forma mais expressiva ainda agia diante dos menos favorecidos, jamais soube divisar seus interesses pessoais.
Certa ocasião atravessava a Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro, quando lhe chegou aos  ouvidos um lamentoso lamuriar:
- Ajudem, por favor, um pobre cego! Uma esmolinha pelo amor de Deus !
Ao mesmo tempo que estendia a mão para lhe dar o auxílio pedido, disse-lhe Dr. Moura Brasil com todo o interesse que lhe era peculiar:
- Quer que eu o ajude mesmo? Não gostaria de voltar a ver de novo?
- É tudo quanto eu posso desejar! Mas, quem no mundo me daria essa alegria? Veja a minha condição de extrema pobreza - gemeu o cego.
- Bem, seu caso pode ser difícil, mas não impossível. Vá amanhã à minha clínica e forneceu-lhe o endereço e adiantou informações que facilitassem o acesso do cego.
Como era de se esperar, o cego apressou-se em seguir aquela pálida esperança. Moura Brasil examinou-o, e, com uma intervenção notável, corrigiu a anomalia que lhe impedia a visão. Uma pequena demora de alguns dias e a venda foi retirada. O homem que fora cego se deslumbrou com o mundo. Sem poder fazer qualquer outra coisa, comovidíssimo, agradeceu ao grande oftalmologista.
Tempos mais tarde, entretanto, o seu médico cirurgião, tendo de transitar outra vez pela mesma Rua do Ouvidor, ali encontrou  o  velho  paciente,  esmolando  de  novo.  Então, espantado, indagou:
- Como pode ser isto? O senhor outra vez aqui?  Voltou-lhe acaso a cegueira?
- Oh! não, senhor doutor.  Eu enxergo com perfeição.  Mas continuo esmolando porque agora já não há  mais  como  me acostumar com outra atividade para ganhar a  vida...  É uma questão de circunstâncias, entende, doutor ?
E dessa vez, apesar  de  toda  habilidade do famoso oftalmologista, ele nada mais pôde fazer.

O apóstolo Pedro classifica de plenamente cega aquela pessoa que não procura ver um pouco mais além, através da fé, do  amor,  da esperança, do conhecimento e de vários outros atributos que, se cultivados, nos permitem ver o porvir, imaginar e sentir o  invisível!
Mas, parece-nos que há muita gente tão habituada à cegueira que, se lhes abrirem os olhos, elas serão capazes, ainda assim, de continuar vivendo como se cegas fossem... Era, de fato, aquele            homenzinho, o pior cego: porque era aquele que não queria ver... e nem trabalhar.....
Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Um comentário:

  1. no evangelho de Marcos cap. 8, nos ensina que ainda existem crentes que enxergam, mas de uma forma nebulosa, e precisam do 2º toque de Jesus, para enxergar tudo com perfeição, só pela graça do Senhor Jesus seremos salvos!

    ResponderExcluir