sexta-feira, 24 de junho de 2011

A DEMONSTRAÇÃO DO AMOR COMO SENTIMENTO MAIOR

Numa sala de aula havia várias crianças. Uma delas perguntou à professora:
- Professora, o que é o amor?
A professora respondeu de pronto:
- É o sentimento mais importante que existe no ser humano.
Como era de se esperar a reação da criança foi um pouco de incompreensão e insatisfação. A professora sentiu, então, que a criança merecia uma resposta prática à altura da pergunta. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento do amor.
As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo colocando em cima da mesa ou segurando em suas mãos. A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta flor, não é linda? A segunda criança falou:
- Eu tenho aqui esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção. A terceira criança completou:
- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim as crianças, que não eram muitas, foram se colocando. Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou:
- Minha querida, porque você nada trouxe? E a criança timidamente respondeu:
- Desculpe professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume fosse mais sentido e exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz no seu vôo que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também os filhotes de passarinho caídos entre as folhas do galho mais baixo da árvore, mas ao me apoiar na árvore notei mais acima o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-los ao ninho.
Portanto professora, o que posso trazer comigo é somente o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe dos passarinhos, e isto eu não sei como posso mostrar ou colocar na mesa.
A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em nada físico.
Nós, homens e mulheres, somos como a maioria daquelas crianças e queremos tomar posse de tudo que for possível ao nosso redor, levar vantagem sem importar a dor que ou a quem causamos, sejam nos negócios, no super mercado, com um vizinho, no trânsito, buscamos a nota máxima da esperteza.
Lembre-se, por esta estória singela que chegou ao nosso conhecimento, que Deus lhe deu o mais puro dos sentimentos e o mais nobre de todos os dons, tire a nota máxima na escola da vida, aos olhos Dele que sabe analisar a sinceridade e a pureza do nosso amor. Jesus um dia falou... "em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele".

Prof. Angelo M. Moreira da Rocha   

Nenhum comentário:

Postar um comentário