quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NOTÍCIA DE ANO NOVO: A NOVA MAIOR RELIGIÃO DA ÁFRICA


Considero esta notícia não só como uma BOA NOVA DE ANO NOVO, mas também uma forma de equilibrar um pouco a visão que tenho passado aqui no Blog de rejeição às religiões que muitos interpretavam como um excesso radical. Bem, vamos à notícia recente e fundamentada:
Um estudo divulgado pelo sociólogo Massimo Introvigne, durante um congresso realizado pelo Centro de Estudos de Novas Religiões (Cesnur) da Universidade de El Jadida, no Marrocos, deu conta de que, hoje, o CRISTIANISMO em seu todo, incluindo evangélicos, católicos, coptas e outros ramos menores, já é a MAIOR RELIGIÃO DA ÁFRICA.
Segundo o jornal italiano La Stampa, hoje os cristãos representam 46,53% da população africana, em comparação com 40,46% de muçulmanos e 11,8% de seguidores das religiões tradicionais africanas. Dentre 58 países africanos, 31 têm maioria cristã, 21 têm maioria muçulmana, e 6 têm presença majoritária das religiões tradicionais. As estatísticas incluem o conteúdo do início do século 20: enquanto em 1.900 os cristãos africanos eram 10 milhões, em 2.012 eles chegam a mais de 500 milhões. Se em 1.900 os africanos representavam 2% dos cristãos do mundo, hoje estes religiosos são 20% do total dos seguidores de Jesus no planeta.
Esses dados têm grande significado histórico, cultural e político, disse Introvigne, fundador da Cesnur. Hoje há mais cristãos africanos praticantes do que os europeus praticantes acrescentou aquele sociólogo.
O aumento da população cristã tem despertado a fúria fundamentalista dos muçulmanos na África, que não toleram concorrência na área religiosa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário