terça-feira, 25 de setembro de 2012

A ESTRUTURA DO CORPO HUMANO E A NATUREZA

Oh, homem! Embora sejas fraco e ignorante, humilde como deves ser - filho vindo do pó - elevarias teus pensamentos à sabedoria infinita? Verias a Onipotência exposta a tua frente? Contempla teu próprio corpo. Fostes criado de forma temerosa e admirável; louva, portanto, teu Criador com respeito e regozija-te ante Ele, reverenciando-o.
Porque entre todas as criaturas és a única ereta senão para contemplar Suas obras? Por que deves contemplá-las, senão para que possas admirá-las? Por que admirá-las senão para que possas adorar Aquele que as criou e a ti também? Por que razão somente em ti repousa uma consciência? E de onde ela provém?
O pensamento não está na carne; o raciocínio não está nos ossos. O leão não sabe que os vermes o comerão; o touro não percebe que é alimentado para ser abatido.
Algo diverso daquilo que vês é acrescentado a ti; algo muito além de tudo o que percebes com teus sentidos dá forma ao barro de que és feito. Atenta para isso! Teu corpo permanece na estrutura praticamente idêntica e inerte depois de partir; logo, ele não é parte desse algo invisível, que é imaterial e, portanto, eterno que são atributos naturais herdados do Pai Criador; tu estás livre para agir e, assim, responder por teus atos.
Tem o asno conhecimento dos usos do alimento porque seus dentes dizimam a pastagem? Ou pode o crocodilo ficar ereto, embora sua espinha dorsal seja tão reta quanto a tua? Deus te criou assim como criou esses outros; fostes criado após eles, superioridade e comando sobre todos te foram conferidos, e de Seu próprio sopro a ti Ele transmitiu o princípio do conhecimento.
Toma ciência, então, do júbilo que Ele tem de sua criação, do elo que une divindade e matéria humana! Vê em ti mesmo uma parte do próprio Deus! Lembra-te de tua própria dignidade; não ouses descair no mal ou na indignidade.
Quem plantou o terror na cauda da serpente? Quem cobriu o pescoço do cavalo com alarido? Aquele mesmo que te ensinou a esmagar um que está sob teus pés e a domesticar o outro para servir aos teus propósitos amorosos. Sim, em tudo isto há um componente essencial que é o amor. Sem Deus e o amor a sabedoria humana para conhecer o CORPO QUANTO A NATUREZA DE SUA CRIAÇÃO se torna inútil. Concluímos com duas citações do sábio Salomão: 1) "Porque o Senhor dá a sabedoria e da sua boca vem a inteligência e o entendimento" (Provérbios 2.6); 2) "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim" (Eclesiastes 3.11). 

Prof. Angelo M.Moreira da Rocha - adaptado autor desconhecido - Folha de SP.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário