quinta-feira, 26 de abril de 2012

MEU TESTEMUNHO SOBRE FUTEBOL, PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

Acompanho o chamado “esporte bretão” desde pequeno, copa do mundo do PASSADO de 1950, quando assisti no colo de meu pai aquela choradeira toda na derrota final. E assistimos tudo de lugar privilegiado chamado na época de “cadeira perpétua”, localizada nos lados e acima da tribuna de honra do estádio, que meu pai resolveu comprar em investimento caro para presenciar em lugar especial e tranquilo a vitória do Brasil que goleou facilmente todos os adversários, mas caiu na decisão diante da raça uruguaia, que aliada a um bom conjunto sempre atrai a sorte e torna o futebol um esporte imprevisível, pois nem sempre o melhor vence.
Com o passar do tempo, somente eu e meu irmão frequentamos aquelas cadeiras do Maracanã principalmente nos grandes jogos. Coincidindo com a época que meu irmão foi para São Paulo, passamos a assistir mais brigas que futebol, pois as torcidas não aceitavam derrotas, principalmente do tipo daquelas que a seleção brasileira experimentou ou as que julgavam ter influência do juiz do jogo contra eles. Assim, passei a não ir mais ao estádio, pois a TV passava a transmitir mais os jogos e meu crescimento espiritual não combinava com aquele ambiente agressivo. Vendi as cadeiras, nas quais cheguei a assistir com a esposa show de Frank Sinatra.
E as agressões de torcidas chamadas organizadas continuaram cada vez mais causando até mortes.
Passando para o PRESENTE, nos dias de hoje, vimos na TV dois dos times mais caros de mundo, do futebol espanhol atual campeão do mundo e cheios de jogadores de alto nível e de vários países, serem desclassificados do maior torneio de futebol de clubes que existe. E ambos, principalmente o Barcelona, jogaram bem mais do que o adversário, eram melhores tecnicamente do que seus adversários e perderam por aqueles motivos que fizeram o Brasil perder em 1950. O importante é notar que a torcida aplaudiu o time derrotado ao final do jogo e não houve nenhum sinal de briga, de agressões.
Este exemplo europeu deveria ser copiado por aqui no PRESENTE do nosso esporte. No último jogo entre Flamengo e Vasco, por exemplo, houve equilíbrio e o derrotado não jogou menos que o adversário. O jogo foi decido numa marcação de pênalti pelo juiz em lance altamente contestável que não deveria ser marcado, principalmente em jogo decisivo. Só a derrota já era motivo para brigas e agressões por parte dos derrotados, ainda mais com o motivo da decisão parcial do juiz. Também devem ser atribuídos estes delitos às provocações dos vencedores.
Por isto, venho tomando a decisão de assistir quase exclusivamente jogos do exterior e com pouca intensidade, pois existem distrações bem melhores e atividades prioritárias principalmente as familiares e as relacionadas com a obra de Deus em nossas vidas.
Mas vem aí o FUTURO, a próxima Copa do Mundo no Brasil em 2014. Como deve ser o comportamento do torcedor brasileiro? Teremos aqueles torcedores europeus bem mais civilizados a este respeito por aqui e a nossa seleção é bem inferior àquela da primeira copa no Brasil e as outras que foram campeãs. Por isto tudo, permaneço com aquele meu testemunho do parágrafo anterior...

Um comentário:

  1. Meu marido é alucinado por futebol. Flamenguista de sobrenome,sabe TUDO sobre o Flamengo e também tudo sobre futebol. No dia em que vocês se conhecerem, se quiser bater papo sobre o tema terá um parceiro!! E já viu o Sérgio jogando? sabia que o pai dele foi da seleção brasileira?

    ResponderExcluir