terça-feira, 13 de março de 2012

O CRISTO FIXO E A VOZ DO POVO

Sob o título de CRISTO DESPEJADO, o jornalista da Folha de São Paulo, Hélio Schwarsman, um descendente de judeu que se considera “um bom ateu”, escreveu esta boa e bem escrita crônica, em 11 de março 2012, que vamos reproduzir abaixo e comentar (os parênteses foram por nós acrescentados):
“O assunto é menor, mas tem elevado valor simbólico. Nesta semana, a Justiça gaúcha determinou a retirada dos crucifixos de todas as suas dependências. Sou favorável à medida. Entendo, porém, que alguns cristãos se sintam frustados. Vou tentar mostrar que a laicidade do Estado interessa mais a eles do que a mim. (laicidade/laico são as coisas do mundo, seculares ao contrário do que é eclesiástico)
Um dos argumentos mais populares entre os defensores da permanência da cruz é o de que a maioria da população brasileira é cristã. Bem a maior parte dos brasileiros também é flamenguista ou corintiana. A ninguém, contudo, ocorreria ornar os tribunais com bandeiras e flâmulas desses clubes. Maiorias (a voz do povo) não bastam para definir a decoração de paredes públicas.
De resto, nem todos os cristãos são entusiastas do crucifixo. Algumas denominações protestantes o consideram um caso acabado de idolatria, pecado cuja prática meus ancentrais judeus costumavam punir com o apredejamento até a morte.
A vontade da maior parte dos cidadãos é, por certo, um elemento importante da democracia, mas não é absoluto nem incondicional. Um país só é democrático quando defende suas minorias da tirania das massas. E o direito de todos a espaços públicos livres de proselitismo religioso deveria ser autoevidente. Ao contrário do que muitos podem pensar, isso importa mais para o crente membro de grupos minoritários do que para ateus e agnósticos.
Nós que não acreditamos num ser superior (ateus) ou os que julgam ser essa uma questão indecidível (agnósticos), tendemos a considerar imagens religiosas como uma manifestação supersticiosa, uma excentricidade, no máximo. Já um judeu ou muçulmano praticantes podem ver na figura do Cristo crucificado um símbolo de opressão e morte. Não se pode dizer que não tenham razões históricas para pensar assim.
Exceto para os apreciadores de teocracias de partido único, a laicidade do Estado é a melhor garantia de liberdade religiosa”.

O primeiro comentário que desejamos fazer é de que, como cristão sem religião, somente não concordamos com um crucifixo porque ele representa, como a palavra está dizendo, um CRISTO FIXO NA CRUZ, quando cremos na vitória Dele, a partir da cruz do calvário, sobre a morte. Assim Ele ressussitou, está vivo e aquela forma de dizer isto, deve significar que temos um Cristo fixo em nossos corações. Quando ele comenta sobre a maioria que normalmente se denomina “a voz do povo” queremos deixar claro que ela não foi nem nunca será a VOZ DE DEUS, como exemplificado pela decisão do povo no julgamento de Jesus por Pilatos em favor de Barrabás.                                                                                                                                Por fim, o Estado não deve mesmo se envolver com a fé, no que ele chama de doutrina (proselitismo) religiosa, conforme foi meta cristã desde os tempos de Jesus que repudiou o uso da espada e nunca quis ser o salvador da pátria mas de almas perdidas. Seria bom que estes comentários chegassem ao jornalista Hélio para ele pensar a respeito deles, sem desrespeito por suas origens e opções.  
Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário