8. Espiritismo (aprox. 13 milhões de adeptos)
Espiritismo não é exatamente uma religião, mas o seu misticismo também entra na lista. A sobrevivência imediata do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857), à qual se acrescenta uma tendência de sincretismo (conjugação, mistura) com outras religiões.
Atualmente, a maior parte dos judeus do mundo vive em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista. Mesmo assim, os judeus representam somente 1,7% da população norte-americana. Enquanto isso, na Argentina, nossos hermanos judeus são 2% da população. Difere-se do cristianismo pelo apego radical à tradição hebraica e a espera da vinda de um Messias que seria o seu cristo.
6. Sikhismo (aprox. 20 milhões de adeptos)

5. Budismo (aprox. 376 milhões de adeptos)
A doutrina baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. É a segunda maior religião oriental: 71,4% da população é praticante.
4. Religião tradicional chinesa (aprox. 400 milhões
de adeptos)
“Religião tradicional chinesa” é
um termo usado para descrever uma complexa interação entre as diferentes
religiões e tradições filosóficas praticadas na China. Os adeptos da religião
tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas –
sincretismos - como o Confucionismo, o Taoísmo, o Budismo e outras religiões
menores. Com mais de 400 milhões de praticantes, eles representam cerca de 6%
da população mundial.
3. Hinduísmo (aprox. 900 milhões de adeptos)

2. Islamismo (aprox. 1,6 bilhões de adeptos)

1. Cristianismo (aprox. 2,2 bilhões de adeptos)


Mesmo com o crescimento de outras religiões, o cristianismo continua sendo a doutrina com mais adeptos no mundo todo. Porém, seus seguidores têm mudado de perfil. Há um século, dois terços dos cristãos viviam na Europa. Hoje, os europeus representam apenas um quarto dos cristãos. Mas, o interessante mesmo é apontar onde o cristianismo mais cresceu no último século: na África Subsaariana. De 1910 para cá, a população cristã da região saltou de 9 para 516 milhões de adeptos. Mas o país de maior proporção cristã continua sendo o Brasil. Aqui aproveitamos para ressaltar que, como vimos nas demais religiões, a organização do homem continua influenciando e estabelecendo os padrões da crença espiritual. Certamente por esta razão chegamos àquela conclusão que apresentei sobre a situação atual dos dois principais grupos religiosos cristãos no Brasil, apesar dos protestantes hoje já estarem se aproximando de uma proporção de divisão equilibrada com os católicos, mormente se só forem considerados os seguidores praticantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário