terça-feira, 26 de julho de 2011

A INVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

 
Dentre as frases que constam deste Blog no canto direito, não foi sem conhecimento de base que escrevi o seguinte:
- Forneça escolarização e educação de qualidade a um povo, e o resto ele mesmo cuidará...
- O Ministério da Educação e o da Cultura jamais tornará o Brasil um país mais educado, preparado e mais culto. Nunca conseguiu, desde a sua fundação e os fatos recentes não sugerem que venha a conseguir um dia...
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Descontando apenas um ligeiro exagero nos últimos itens, leiam até o final estes relatos de uma Professora de Matemática que confirmam de tal forma a minha experiência que chega a ser engraçado, apesar da lamentável sobra de vagas de emprego no mercado brasileiro, para mão de obra minimamente preparada, sem falar da especializada:
Diz a Professora: Semana passada, comprei um produto que custou R$ 14,70. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 70 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 6,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente.  
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução regressiva do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
(  )SIM (  ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.

Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00
7. Em 2010 já está assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler e interpretar o problema, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

 
  - Não sem relação proposital com este assunto, essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que se pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário