Um ser autônomo e solidário – eis o ideal de ser humano deste milênio. Esse ideal representa e retrata as novas tendências do mundo em todas as áreas, inclusive no mercado de trabalho. O surgimento de uma cultura planetária de natureza massiva e caráter pluralista se aproxima. Para sobreviver nos novos tempos é preciso atender a essas exigências, o que implica numa nova postura perante si mesmo, o outro e a realidade. Num projeto de desenvolvimento pessoal e social, tendo como objetivo geral a construção da cidadania, é preciso definir que homem/mulher e que sociedade queremos formar. Dentro da visão do ser humano autônomo e solidário, algumas atitudes e características devem ser desenvolvidas para que essas qualidades possam ser atingidas. Os Códigos da Modernidade, apresentados a seguir, enumeram as competências que serão necessárias para que as pessoas possam enfrentar mais adequadamente os desafios do milênio:
• Domínio da leitura e da escrita: Para se
viver e trabalhar na sociedade altamente urbanizada e tecnificada do século
XXI, será necessário um domínio cada vez maior da leitura e da escrita. As
crianças, adolescentes e jovens terão de saber comunicar-se usando palavras,
números e imagens. Saber ler e escrever já não é um simples problema de
alfabetização, é um autêntico problema de sobrevivência onde não ha espaço mais para analfabetos funcionais.
• Capacidade de fazer cálculos e de resolver
problemas: Na vida diária e no trabalho, é fundamental saber calcular e
resolver problemas. Calcular é fazer contas. Resolver problemas é tomar
decisões fundamentadas, em todos os domínios da existência humana. Na vida
social, é necessário dar solução positiva aos problemas e às crises. Uma
solução é satisfatória quando produz o bem comum.
• Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar
dados, fatos e situações: Na sociedade moderna, é fundamental a capacidade
de descrever, analisar e comparar fatos e situações. Não é possível participar
ativamente da vida da sociedade global, se não somos capazes de manejar
símbolos, dados, códigos e outras formas de expressão lingüística, buscando
causas e possíveis conseqüências, colocando o fato no curso dos acontecimentos,
dentro da história.
• Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social:
Compreender o entorno social é saber explicar acontecimentos do ambiente onde
estamos inseridos. Atuar como cidadão é ser capaz de buscar respostas, de
solucionar problemas, de operar, alterar e modificar o entorno. Significa ser
sujeito da história.
• Receber criticamente os meios de comunicação:
Um receptor crítico dos meios de comunicação é alguém que não se deixa
manipular como pessoa, como consumidor, como cidadão. Os meios de comunicação
produzem e reproduzem novos saberes, éticas e estilos de vida. Ignorá-los é
viver de costas para o nosso tempo. Mas isto pode e deve ser feito com Espírito
fundamentado numa fé consciente na Instituição que criou o mundo em que vivemos.
• Capacidade para localizar, acessar e usar melhor
a informação acumulada: Num futuro bem próximo, será impossível ingressar
no mercado de trabalho sem saber localizar dados, pessoas, experiências e,
principalmente, sem saber como usar essa informação para resolver problemas.
Será necessário consultar rotineiramente – quase sempre pela internet –
bibliotecas, hemerotecas, videotecas, centros de informação e documentação,
museus, publicações especializadas etc., alem do domínio básico da língua
inglesa que é a mais internacionalizada até nos meios informatizados.
• Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em
grupo: Saber associar-se, trabalhar e produzir em equipe são capacidades
estratégicas para a produtividade e fundamentais para a democracia. Essas
capacidade se formam cotidianamente através de um modelo de ensino-aprendizagem
autônomo e cooperativo, em que o
professor é ou tem que ser um orientador indispensável e um motivador para a aprendizagem atualizada, eficiente
e produtiva.
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