sábado, 2 de abril de 2011

PROCURA-SE A VERDADE - RECOMPENSA MORAL E COLETIVA


O dia de ontem é considerado como o dia da MENTIRA. O interessante é que a Mentira tenha o seu dia e até o seu número – 7 (sete), que muitos cristãos atribuem à uma inveja bem antiga do diabo, roubando de Deus o número da plenitude pois é o mais citado no livro do Apocalipse – enquanto que sobre a VERDADE não existe data nem número. Alguns dizem que ela é natural, como uma obrigação do caráter humano. Mas o que vemos no dia a dia são as pessoas se acostumando a mentir e aprimorando as justificativas a respeito de ser apenas uma "mentirinha", uma falta de verdade bem intencionada ou uma omissão estratégica.

Como o escândalo das mentiras do MESNSALÃO voltou ao cartaz pelo julgamento do Ministério Público e posterior definição sobre 38 indiciados no Supremo Tribunal Federal, publicou-se:


ONDE VAMOS PARAR COM ESTE MENSALÃO, A PIZZA NÃO JÁ ESTAVA SERVIDA?

Esta é a frase e a charge que a sociedade está espalhando no Brasil inteiro. Desde os exemplos dos maiores níveis de responsabilidades coletivas públicas e privadas até os menores, parece estar havendo uma farta distribuição de ensinamentos especializados sobre a MENTIRA. Seus autores demonstram a total falta de respeito aos mais simples princípios éticos da transparência obrigatória para com seus semelhantes. Parece uma fuga em grande escala da responsabilidade de arcar com as conseqüências de ser VERDADEIRO, usando as mais diversas táticas de se esconder das evidências e abusar do direito de se escusar, negando tudo que puder ser comprometedor.
Será que só resta para concluir as investigações a respeito deste imenso leque de corrupções, promover as constrangedoras acareações entre os que afirmam e os que negam! O bom senso de um exame minuciosos das evidências e provas são facilmente descartados, como se não houvesse entre os poderes envolvidos e nem mesmo em toda sociedade, nenhuma capacidade racional de percepção das inaceitáveis apelações.
O assunto nos leva a poucas considerações que desejamos deixar para a reflexão dos meus seguidores e blogueiros. Lembro de uma colocação inteligente que, por ter minha total concordância, foi guardada em minhas anotações como tendo sido atribuída ao Frei Beto que diz:

"Um corrupto é o resultado de pequenas infidelidades. Ele não se faz senão através de detalhes que se lhe acumulam na alma (…). Não é o dinheiro que destrói a sua moral. É a ganância, a arrogância, a convicção de que é mais esperto que os demais. Não há ética sem humildade (…)."

Prof. Ângelo M. Moreira da Rocha

Um comentário:

  1. Professor a Paz, é o Héber quem tecla, gostei do seu blog, se quiser venha conhecer o meu que é: heberprofeta.blogspot.com, estou começando agora, mas vai ser um prazer te-lo conosco.
    Abraços

    ResponderExcluir