sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A NATUREZA E A RESIGNAÇÃO


Certa vez, dois homens que visitavam uma cidade na Europa, encontraram um circo enorme, no qual havia grande variedade de animais, desde os menores aos maiores e mais belos representantes da NATUREZA.
Dentre tudo o que viram, o que mais lhes chamou a atenção foi um elefante enorme amarrado a uma estaca minúscula enterrada no chão.                           
 – Por que o animal se sujeitava àquela prisão tão frágil? Perguntaram-se os dois que, a princípio, recearam até aproximar-se dele. Pelo tamanho do elefante, quase não precisaria de esforço algum para que arrancasse do chão aquele pedaço de pau e saísse livre para onde bem entendesse. Impressionados com a curiosidade do fato, procuraram alguém que lhes pudesse dar explicação para aquele fato inusitado para eles.
Encontraram, então, um experiente domador do circo e perguntaram:
- Por que esse elefante não foge levando consigo a pequena estaca? E o domador respondeu:
- Ele consegue fugir sim e da maneira que vocês pensam. Mas, como ele foi preso àquela mesma estaca desde o nascimento ainda bem pequeno, acostumou-se a pensar que não consegue arrancá-la do chão. Ele cresceu e desistiu de tentar soltar-se, por isso se sujeita, RESIGNADO, a ficar preso, quando poderia facilmente ir embora dali.
Este acontecimento nos faz lembrar como também as pessoas, semelhantemente ao elefante da estória se RESIGNAM pensando que aquelas "estacas" que as prendiam no começo de sua caminhada na vida, nunca poderão ser arrancadas de onde estão. É o que muitos chamam de síndrome da "Gabriela", música popular cujo refrão diz: Eu nasci assim vou morrer assim...
Porem quando mais caminhamos na vida com um propósito em unidade com nosso Pai criador, tanto mais Ele nos transforma, renova e capacita a vivermos livres, como seu filho unigênito Jesus Cristo, o aniversariante do mês, nos ensinou com o seu testemunho e exemplo da importância da iniciativa de nos desapegarmos de tudo que nos escraviza ou nos impede de exercer a liberdade produtiva e edificadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário