sábado, 18 de dezembro de 2010

A LIÇÃO DOS GANSOS


Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte voar melhor. Desta forma voando numa formação em V, o bando inteiro tem seu desempenho 71% mais fácil e eficiente do que se a ave voasse sozinha. Quando um ganso sai da formação, sente a resistência do ar. Rapidamente volta para o bando aproveitando o vácuo criado pela ave imediatamente à sua frente.
Como na vida não caminhamos sozinhos, já temos uma primeira lição a respeito de desenvolver a sensibilidade de um ganso o que nos permitirá permanecer em formação mais objetiva com aqueles que caminham conosco e aceitar racionalmente a sua ajuda.
Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e outro ganso assume o seu lugar, voando para a ponta. Temos aí outro aspecto a ser correlacionado, pois as pessoas também são dependentes uma das outras. Tarefas pesadas devem ser revezadas, e a liderança dividia, por vários meios inclusive por delegação temporária...
Os gansos que voam atrás da formação em V grasnam para incentivar e encorajar os da frente e aumentar a velocidade de todo o grupo. Quando um ganso adoece, ou é abatido em geral pelo homem motivado de várias intenções, predominando a do caçador impiedoso, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que se recupere e possa voar de novo ou não agüente e morra. Só depois disto voltam ao procedimento normal do seu grupo, recuperando sua formação.
Isto deixa bem claro a importância de termos um mínimo de sensibilidade e bom senso para estarmos ao lado dos outros nos momentos difíceis.
Tudo isto, também é uma revelação da sabedoria de Deus, permeada em todas as criaturas da natureza. Se não responda se puder: Quem deu aos gansos o entendimento para agirem desta forma descrita?
Temos, a bastante tempo, cães privando da nossa convivência e aqui em Teresópolis aumentamos o seu número. Mas desde o primeiro poodle que tivemos morando em apartamento no Rio, reparamos ao passear com ele pelas calçadas e canteiros das ruas que ele procurava capim para comer, pois estava desarranchado do intestino. Após encontrar e comer o seu "remédio" ele logo ficava curado. Cabe aqui a mesma pergunta: Quem ensinou a ele esta forma de auto-medicação eficiente?
Deus dá condições aos seres humanos, como sua obra prima, de perceber em tudo da criação a sua volta, por uma forma de simples observação que os leva a entender o caráter Daquele que os formou à Sua imagem e semelhança. Até as criaturas inferiores que servem a Deus e aos homens, os anjos, trabalham em conjunto e são lembrados ajudando nos festejos do aniversário de Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário