Um professor
de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só
aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.
Esta classe
em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um
governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém
seria rico, tudo seria igualitário e justo.
O professor
então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao
invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."
Todas as
notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam
'justas'. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria
ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um "A", conceito ótimo.
Após
calculada a média da primeira prova todos receberam "B". Quem estudou
com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram
muito felizes com o resultado.
Quando a
segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles
esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado
bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da
alegria das notas. Como resultado, a segunda média das provas foi
"D", conceito regular. Pouca gente gostou.
Depois da
terceira prova, a média geral foi um "F" o mais baixo conceito que significou a reprovação geral que ninguém gostou.
As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina... Para sua total surpresa.
O professor
explicou: "o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é
grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina
todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam
por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina... Para sua total surpresa.
LIÇÃO QUE O COLEGA NOS DEIXA: Quando
metade da população gosta da ideia
de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la,
e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para
sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.
Está ai, bem explicadinho, a situação das Regiões Brasileiras. O governo presenteia aquele povo com um quilo e umas tampinhas de "Bolsas". Há bolsas para todos os tipos de necessidades. Daí o fato do cidadão - com medo de perder tal boquinha - não querer mais trabalhar registrado. E quem é que paga a conta? Lógico, os que trabalham. O governo não dá e nem paga nada, aliás, só recebe. Recebe os agradecimentos em "Votos". "Acorda Brasil!!!!!!!!".
Está ai, bem explicadinho, a situação das Regiões Brasileiras. O governo presenteia aquele povo com um quilo e umas tampinhas de "Bolsas". Há bolsas para todos os tipos de necessidades. Daí o fato do cidadão - com medo de perder tal boquinha - não querer mais trabalhar registrado. E quem é que paga a conta? Lógico, os que trabalham. O governo não dá e nem paga nada, aliás, só recebe. Recebe os agradecimentos em "Votos". "Acorda Brasil!!!!!!!!".
Excelente apresentação. Um trabalho de time elogiável. Parabéns
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