sábado, 28 de janeiro de 2012

OS CRISTÃOS DOS NOSSOS DIAS – CATÓLICO E PROTESTANTE

            Apesar de ter sido seminarista e lecionar Teologia, ocupo no momento somente algumas funções de lideranças espirituais informais na igreja em que congrego, por isto estou à vontade para falar do meu principal ministério como verdadeiro cristão – aquele que escolhe um modo de vida com fé, amor e princípios. Não gosto também de chamar isto de um evangelismo para converter almas, pois só podemos dar uma palavra e, o mais importante, ter um testemunho de vida coerente com aquela opção. A aceitação do que falamos e transmitimos é obra única e exclusiva do Espírito Santo. Sobre esta minha postura afirmo sempre que sou um cristão que não gosta de religião, o que vai ficar mais claro com este meu texto.
            Quero logo falar o porque coloquei no título as "doutrinas" consideradas por muitos como radicalmente antagônicas ou totalmente diferenciadas. Alem dos meus estudos fui como a maioria dos remanescentes da minha família ainda é, católico, o que me acrescenta conhecimentos práticos a este respeito. Considero que o catolicismo como doutrina/religião cristã começou muito mal e agora está melhorando bastante. Já o protestantismo, fundado pelo padre Martinho Lutero, começou bem e tem piorado em muito nos seus propósitos. Vamos explicar isto nos dois parágrafos seguintes.
O catolicismo foi obra do rei romano Constantino que levou a crença dos cristãos que no início eram chamados de povo do caminho para os palácios. E para agradar a realeza e elitizar a crença popular criou vários rituais e doutrinas, destacando-se a liderança magna e perfeita do bispo de Roma que viria a ser considerado o Papa da Igreja, o purgatório e as indulgências que deveriam ser pagas, assim como as missas para os mortos, pois quanto mais se prestasse este ritual mais se garantia a salvação do defunto. Todos sabem da intenção dos Católicos Apostólicos Romanos de estabelecer a participação dos fieis para a manutenção luxuosa de sua sede e da maioria das suas paróquias. Isto e mais algumas práticas que não são bíblicas representaram o mau começo da Igreja católica que não significa deixar de ter fé em Cristo. Por outro lado, presenciei quando congregava numa Igreja protestante da cidade do Rio de Janeiro um inédito relacionamento destas Igrejas para que os católicos ensinassem aos protestantes o trabalho denominado de ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO. A divulgação deste bom trabalho, já adaptado aos conceitos evangélicos, em nossa cidade, deu origem ao GIFCT – Grupo Interdenominacional da Família Cristã Teresopolitana. Logo em seguida àquele relacionamento surgiu o grupo com predominância de jovens denominado de CARISMÁTICO. A Igreja Católica, usando sua experiência a respeito, não sei há quanto tempo desenvolve também um ótimo encontro de jovens denominado NO CAMINHO DE EMAÚS, alem da abertura de alguns Padres na forma de louvar a Deus mais animada, promovendo o congraçamento alegre dos católicos de forma mais evangelística demonstrando, para nós, a melhora sensível do seu posicionamento cristão, apesar de faltar ainda conseguir uma maior exclusividade dos princípios bíblicos.
Já o protestantismo tão fiel ao que consta no "Manual do Criador" passou a piorar a partir do excesso de denominações "modernas" ou neo-pentencostais (pentecostais desiquilibradas) que querem crescer como organização – prioriza a quantidade através do marketing e do uso da mídia principalmente a televisiva – em vez de crescer como organismo – onde o mais importante é a qualidade e a união de suas partes, a importante comunhão como corpo de Cristo. Duas das maiores destas denominações que priorizam a colheita financeira que muito se assemelham à pretensão luxuosa do início da Igreja Católica e os milagres de curas estão em constante "guerra" de espaço na TV, no tamanho de suas instituições e nos grandes eventos populares em áreas livres. Isto para mim é um grande problema do protestantismo como um todo que tende a aumentar à medida que não atendam ao que Jesus continua dizendo ou gritando em Lucas 9.23: "Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo (combata o seu ego), dia a dia tome a sua cruz e siga-me".
Poderia ir mais longe, mais acredito ser o suficiente para justificar porque não gosto de religião da forma que expliquei e tenho meus prós e contras aos dois maiores grupos de cristãos, e isto não significa que os que concordam comigo e congregam em igrejas que priorizam estes princípios que Jesus está bradando de forma tão zangada quanto aquela em que ele expulsou os vendilhões do templo, continuem com sua fé, orando para que o quadro se transforme ou volte às suas origens de Atos dos Apóstolos. 

Prof. Angelo M. Moreira da Rocha

Um comentário:

  1. Um excelente texto, professor.
    "Considero que o catolicismo como doutrina/religião cristã começou muito mal e agora está melhorando bastante. Já o protestantismo, fundado pelo padre Martinho Lutero, começou bem e tem piorado em muito nos seus propósitos."
    Que Deus continue nos abençoando e nos ajudando a se aproximar mais dEle, pois somente pela Sua graça poderemos abrir os olhos para o que realmente Ele quer que vejamos!

    ResponderExcluir