quarta-feira, 13 de abril de 2011

NO DIA DO JOVEM UMA LIÇÃO SOBRE O PAI MISERICORDIOSO


Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço. Tinha ele um único filho, um único herdeiro que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era fazer festas e estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.
Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer. Depois, o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai lhe prendiam a atenção por alguns minutos mas logo ele se ausentava sem demonstrar a mínima preocupação.
Um dia, o velho pai, já bem idoso, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro dele, ele mesmo fez uma forca e junto a ela, uma placa com os dizeres:

"PARA VOCÊ NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DE TEU PAI"

Mais tarde, chamou o filho e o levou até o celeiro e lhe disse:
- Meu filho, eu já estou idoso e, quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu e, eu sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo o dinheiro. Com teus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar e, quando não tiver mais dinheiro, teus amigos vão se afastar de você e chegará ao ponto de não ter mais nada, então vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos. Foi por isto que eu construi esta forca. Ela é para você e quero que você me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela.
O jovem riu, achou um absurdo mas, para não contrariar o pai que já considerava sem lucidez, concordou com a promessa na certeza que jamais isso pudesse ocorrer. O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas, assim como seu pai havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um tolo. Lembrou-se das palavras de seu pai e começou a chorar e dizer:
- Ah, meu pai... Se eu tivesse ouvido os teus conselhos... mas agora é tarde e, tarde demais. Pesaroso, o jovem se levantou de onde estava – uma pequena parte da fazenda que ainda restava - e olhou para longe onde avistou o pequeno celeiro. Era a única coisa que lhe sobrava intacta. A passos lentos, se dirigiu até lá e entrando, viu a forca e a placa empoeirada e pensou:
- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos desta vez, farei a vontade dele. Vou cumprir a minha promessa. Não me resta mais nada...
Então ele subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço e pensando: eu não tenho mais chance mesmo é melhor acabar com tudo...
Então se jogou do alto dos degraus e, por um instante, sentiu a corda apertar a sua garganta... era o fim... mas, o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente e o rapaz caiu no chão. E sobre ele, caíram jóias, esmeraldas, pérolas, rubis, safiras e brilhantes, muitos brilhantes... a forca estava cheia de pedras preciosas, uma fortuna e um bilhete também caiu na sua frente, e lá estava escrito :

- Esta é a tua nova chance. Eu te Amo muito! Com Amor, teu velho e saudoso pai.

OBS.: DEUS AGE ASSIM CONOSCO. ELE SEMPRE ESTÁ NOS DANDO UMA NOVA CHANCE, VAMOS APROVEITAR, ELE É MISERICORDIOSO, MAS NÃO ABUSE, TUDO TEM LIMITE !!!

Um comentário: