terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA DA CRIANÇA (12) + DIA DO PROFESSOR (15) = UMA LIÇÃO DE PRIMEIRO MUNDO


Um grupo de colegas, durante uma viajem de caráter profissional e também de lazer ao Japão, foram surpreendidos por um acontecimento para nós, brasileiros, inusitado, desconhecido mesmo.
            Em um dos últimos dias da viajem, resolveram aqueles professores dispensar o micro-ônibus contratado e regressar para o hotel em linha de metrô local, após terem visitado um centro de pesquisas de alta tecnologia.
Em meio a viajem, os lugares estavam todos ocupados quando uma senhora de idade entrou no trem. Todos os japoneses se levantaram para que a idosa escolhesse onde queria se sentar. Até aí nenhuma surpresa, pois nossos colegas, principalmente os que lecionam ciências humanas e sociológicas, esperavam de um país de primeiro mundo esta atitude que, entre nós, ao menos já faz parte do campo das tentativas de evolução ou recuperaçaão educacional e jurídica.
Mas adiante, porem, entrou no ônibus um rapaz que, no máximo, beirava a meia idade, e todos os japoneses se levantaram de novo e se inclinaram para frente, em ato típico de reverência nipônica. A curiosidade ou quase espanto dos colegas foi flagrante. Após o rapaz sentar-se, pediram ao guia que descobrisse o motivo daquela iniciativa dos seus conterrâneos. O guia, após ligeira confirmação, explicou:
- É fácil entender, disse ele. O rapaz é um PROFESSOR. Responsável pela educação de nossas CRIANÇAS, pela preparação dos nossos jovens para o mercado do trabalho. Em suma, um agente de progresso do país que merece toda a nossa reverência e consideração.
Aqueles colegas após se olharem balançando a cabeça, guardaram esta lição de como uma sociedade do PRIMEIRO MUNDO, ao qual o Brasil tanto almeja participar,  interpreta o papel de um professor e certamente devem recompensa-lo também à altura. Alguns mestres de mais idade lembraram que estes valores no passado eram timidamente considerados entre nós. Com o tempo em vez de se consolidarem, foram se perdendo...
Quero completar minha homenagem aos MESTRES/ professores, alem das crianças pequenas e grandes do tipo dos adolescentes de hoje, lembrando que:
Mestre é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. Como um educador é o Mestre um fundador de mundos, mediador de esperanças, incentivador de projetos. Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Mestre não é aquele que dá de seu conhecimento, mas aquele que faz germinar o saber do seu discípulo. Foi o Mestre dos Mestres, Jesus Cristo, que nos colocou nesta grande escola da vida, estimulando e inspirando todos nós a não nos conformarmos com os ensinamentos acumulados, mas selecioná-los com o interesse de quem deseja alem de aprende-los, praticá-los de verdade, construindo uma vida melhor.
Aos Mestres de todo nível, tipo e qualidade, aos quais estas palavras certamente despertarão e encorajarão, a minha solidariedade e carinho por mais uma data nossa a ser comemorada com o reconhecimento de quem desenvolve com capricho e amor tudo que recebeu do nosso Deus Criador.

Um comentário: