sábado, 29 de setembro de 2012

CHEGADA A MARTE, UM VÍDEO BONITO

Para quem gosta das aventuras científicas espaciais da NASA, este vídeo vai agradar, confiram

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A ESTRUTURA DO CORPO HUMANO E A NATUREZA

Oh, homem! Embora sejas fraco e ignorante, humilde como deves ser - filho vindo do pó - elevarias teus pensamentos à sabedoria infinita? Verias a Onipotência exposta a tua frente? Contempla teu próprio corpo. Fostes criado de forma temerosa e admirável; louva, portanto, teu Criador com respeito e regozija-te ante Ele, reverenciando-o.
Porque entre todas as criaturas és a única ereta senão para contemplar Suas obras? Por que deves contemplá-las, senão para que possas admirá-las? Por que admirá-las senão para que possas adorar Aquele que as criou e a ti também? Por que razão somente em ti repousa uma consciência? E de onde ela provém?
O pensamento não está na carne; o raciocínio não está nos ossos. O leão não sabe que os vermes o comerão; o touro não percebe que é alimentado para ser abatido.
Algo diverso daquilo que vês é acrescentado a ti; algo muito além de tudo o que percebes com teus sentidos dá forma ao barro de que és feito. Atenta para isso! Teu corpo permanece na estrutura praticamente idêntica e inerte depois de partir; logo, ele não é parte desse algo invisível, que é imaterial e, portanto, eterno que são atributos naturais herdados do Pai Criador; tu estás livre para agir e, assim, responder por teus atos.
Tem o asno conhecimento dos usos do alimento porque seus dentes dizimam a pastagem? Ou pode o crocodilo ficar ereto, embora sua espinha dorsal seja tão reta quanto a tua? Deus te criou assim como criou esses outros; fostes criado após eles, superioridade e comando sobre todos te foram conferidos, e de Seu próprio sopro a ti Ele transmitiu o princípio do conhecimento.
Toma ciência, então, do júbilo que Ele tem de sua criação, do elo que une divindade e matéria humana! Vê em ti mesmo uma parte do próprio Deus! Lembra-te de tua própria dignidade; não ouses descair no mal ou na indignidade.
Quem plantou o terror na cauda da serpente? Quem cobriu o pescoço do cavalo com alarido? Aquele mesmo que te ensinou a esmagar um que está sob teus pés e a domesticar o outro para servir aos teus propósitos amorosos. Sim, em tudo isto há um componente essencial que é o amor. Sem Deus e o amor a sabedoria humana para conhecer o CORPO QUANTO A NATUREZA DE SUA CRIAÇÃO se torna inútil. Concluímos com duas citações do sábio Salomão: 1) "Porque o Senhor dá a sabedoria e da sua boca vem a inteligência e o entendimento" (Provérbios 2.6); 2) "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim" (Eclesiastes 3.11). 

Prof. Angelo M.Moreira da Rocha - adaptado autor desconhecido - Folha de SP.  

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NO ANIVERSÁRIO DO BLOG, O DESAPOSENTADO, GERAÇÃO 5 A

Para comemorar três anos do nosso Blog (desde 19.09.2009), escolhemos no dia do acontecimento, a adaptação de um texto do cearense abaixo mencionado, conterrâneo de meu saudoso pai, para torná-lo um TESTEMUNHO PESSOAL DO CASAL do Blog.
Ele chegou à praça com uma marreta. Endireitou a estaca de uma muda de árvore e firmou batendo com a marreta. Amarrou a muda na estaca e se afastou como para olhar uma obra de arte. Não resisti a puxar conversa:
- O senhor é da prefeitura?
- Não, sou da Laura faz quarenta e dois. Minha mulher.
- Ah... O senhor quem plantou essa muda?
- Não, foi a prefeitura. Uma árvore velha caiu, plantaram essa nova de qualquer jeito, mas nós adubamos e colocamos essa estaca aí. Olha que beleza, já está toda enfolhada. De tardezinha eu venho regar, como aprendi com a minha esposa que você pode chamar de corda ou caçamba, panela ou tampa como o pessoal da cidade diz por estarmos sempre juntos, praticamente em todas as atividades.
- Então o senhor e a esposa gostam de plantas. Ele perguntou.
- De plantas, de animais e, principalmente, de gente. 
- Obrigado pela parte que me cabe...
Ele sorriu, tirou um tesourão da cinta e começou a podar um arbusto.
- O senhor é aposentado?
- Não, sou DESAPOSENTADO, não sou da terceira idade, mas sim da GERAÇÃO 5 A, como expliquei a última turma da UERJ que lecionei e depois conto para você.
Foi podando e explicando:
- Quando me aposentei, já tinha visto muito colega aposentar e murchar, que nem árvore que você poda e rega com ácido de bateria...Sabia que tem comerciante que rega árvore com ácido de bateria pra matar, pra árvore não encobrir a fachada da loja?                     Entram para a turma que bota uma bermuda e chinelo e fica em casa diante da televisão. Ou indo ao boteco pra beber cerveja, depois dormindo de tarde. “Bobando” e engordando... Até que acabam com derrame ou enfarte, de não fazer nada e ainda ficar falando de doença.
Cortou umas flores, fez um ramalhete e continuou falando:
- A minha menina, ou “menimor” como às vezes a chamo - gosto muito de inventar nomes bonitos e otimistas -  e ela fica um amor de menina quando lhe levo uma flor. Não posso dizer que minha Laurinha seja também desaposentada, pois o trabalho doméstico tão pouco reconhecido não para nunca. Somos quase da mesma idade. Ela, além de tudo isto, ajuda a turma da Hidroterapia que fazemos sem contar os irmãos da Igreja, ela tem sempre um presentinho para dar, mesmo que seja somente uma balinha.  A Laura vive ajudando todo mundo com aquela alegria espontânea que, acima de tudo, agrada a Deus, por isso não precisa de muita ajuda e não tem tempo de pensar em doença.
Amarrou o ramalhete com um ramo de grama, depositou com cuidado sobre um banco.
Já perguntaram por que cuidamos das árvores e plantas da praça e se temos autorização para fazer isto. Evitamos responder e tocar no assunto. Vamos embora antes que nos proíbam de cuidar da praça, alem da nossa casa. Ou antes que me fizessem preencher formulários em três vias com taxa e firma reconhecida, tudo para fazer o bom trabalho do desaposentado...
Tá vendo aquele pinheiro fêmea ali? A Laura que plantou. Só tinha o pinheiro macho. Agora o macho vai polinizar a fêmea e ela vai dar pinhões.
- Eu nem sabia que existe pinheiro macho e pinheiro fêmea.
- Eu também não sabia, filho. Aprendi viajando para o sul, no Paraná que é a terra dos pinhões. Hoje conhecemos os cantos dos passarinhos, as épocas de floração de cada planta, e vejo a passagem das estações como se fosse um filme! Só o que às vezes incomoda é o grito das aratacas que voam em bando aqui por nossa cidade e escolheram nosso telhado para fazer ninho.  
- Mas a árvore vai demorar pra dar pinhões, hein? - falei, olhando a pinheirinha ainda da nossa altura. Ele respondeu que não tinha pressa.
- É admirável ver como alguém com sua idade tem tanta esperança!
Ele riu:
- Se é admirável eu não sei, filho, sei que é gostoso e faz parte da nossa fé no Criador. E agora, com licença, que eu preciso pegar a Laura pra gente caminhar no meu percurso de sempre, dando uma paradinha para falar com o Cel. Hugo Ligneul e sua esposa Elis. Já ia esquecendo, apesar de estar com a memória bem treinada, de dizer porque somos GERAÇÃO 5 A. É simples, nós somos da geração A de avançado (na internet e até na idade); A de ativo; A de alegre; A de amoroso; A de abençoado.  
Vida de desaposentado é assim: o dinheiro não é muito, mas o dia pode ser comprido se a gente não perder tempo, afinal: "Tudo Deus fez formoso no seu devido tempo"! (Eclesiaste 3.11 a)

Prof. Angelo M. Moreira da Rocha – adaptado de matéria de Domingos Pellegrini, publicada na GAZETA DO POVO, Fortaleza-CE

domingo, 9 de setembro de 2012

DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO E DO ADMINISTRADOR

Para ser um bom Médico Veterinário é preciso ter paciência, boa disposição física, autocontrole, capacidade de concentração, comunicação e de decisão. Capacidade de lidar com a visão de sangue e de animais acidentados. Capacidade de observação, de agir e de pensar sob pressão. É preciso ter equilíbrio emocional e firmeza. Gosto pelos estudos e pela pesquisa. Gosto por atividades ao ar livre e pelo contato com a natureza. Interesse por ciências e por plantas. Ter habilidade manual. E acima de tudo: Amor pelos animais. Parabéns a todos os Médicos Veterinários


A ADMINISTRAÇÃO  é a profissão que mais cresce no Brasil e no mundo. E temos muito o que comemorar. Nestes 44 anos, o Sistema CFA/CRAs – Conselhos Federal e Regionais de Administração tem desenvolvido ações para promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão em busca da melhoria dos negócios e por consequência o desenvolvimento do nosso país. O nosso CFA é Presidido pelo Adm. Roberto Carvalho Cardoso. O CRA/RJ tem a Superintendência do Adm. Leonardo Fuerth, e em nossa Teresópolis temos, dentre outros, o pioneirismo do nosso brilhante representante Adm. Rodolpho Peixoto Mader Gonçalves.
A implementação de projetos direcionados para a fiscalização e para a formação profissional permitiu a consolidação da atuação dos Administradores no mercado de trabalho. Hoje, cada vez mais profissionais qualificados e registrados nos CRAs estão à frente de cargos estratégicos em órgãos públicos e empresas privadas. São profissionais capazes de observar, questionar, interpretar, liderar, inovar e tomar decisões conforme cada fase do projeto. Dedicação, comunicação, ousadia e percepção somam-se às qualidades dos Administradores, profissionais imprescindíveis para o sucesso das organizações.
Parabéns, Administradores, pelos nossos 44 anos em busca de uma melhor gestão da sociedade.
 
 


 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AS DOENÇAS PSICOSOMÁTICAS

A enfermidade é um conflito entre a personalidade
 e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a "criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.
E as dores caladas? Como falam baixinho em nosso corpo?
A enfermidade, a dor não é má, ela avisa quando erramos a direção.
O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem sinais ou semáforos chamados Amigos, luzes de precaução e proteção chamadas Famílias e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado , abundante combustível chamado Paciência.
Mas principalmente um maravilhoso Condutor, Pai e Criador. Ele é o Médico dos médicos, o único especializado em DOENTES PSICOSOMÁTICOSO DEUS, ETERNO e TODO PODEROSO.